+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Chamada de Comunicações: Simpósio Fernando Lopes-Graça em retrospetiva

Revisitar Fernando Lopes-Graça, a sua vida e obra, o seu pensamento, a sua intervenção, o seu extenso e diversificado legado, é o propósito deste simpósio. Pretendemos promover uma tentativa de balanço crítico – ainda que sempre provisório e limitado – das múltiplas dimensões a considerar e que se entrecruzam entre si. Mencionamos, nomeadamente: as relações entre tradição e modernidade, centro e periferia, local e universal, arte e política; as ligações entre música, literatura e as outras artes; a “política da identidade”; o princípio da liberdade na vida e na arte – “Aquilo em que aposto é na liberdade!” – e a atitude de resistência; o ativismo cultural e cívico invulgarmente intenso e multifacetado. Acrescentemos ainda os ecos ou repercussões desse legado e as mudanças de perspetiva que ele vai suscitando na sua receção, à luz das tendências atualmente em curso na composição e circulação da música, nos planos nacional e internacional, incluindo naturalmente as redes digitais.

Organização: Fundação Dom Luís I, com a colaboração do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa

Comissão consultiva: Mário Vieira de Carvalho, Paulo Ferreira de Castro e João Pedro d’Alvarenga

Coordenação: Isabel de Alvarenga


Prazo para a admissão de propostas de comunicação: 30 de Setembro de 2017. Prazo para apreciação das propostas: 15 de Outubro de 2017.

A apresentação das comunicações não deve ultrapassar 20 minutos.

As propostas devem conter o título e o resumo da comunicação (cerca de 250 palavras), ser acompanhadas de uma breve nota biográfica do autor (máximo de 80 palavras) e remetidas para o endereço geral@fdl.pt com a referência “Simpósio FLG – proposta” em assunto.

A língua oficial do simpósio é o português. São no entanto aceites comunicações em espanhol, francês, inglês e italiano.

Prevê-se a publicação de um volume, constituído por uma seleção das versões escritas das comunicações, a submeter num prazo que será ulteriormente definido.

Ver site do evento aqui