+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Programa de rádio Antena 2: O Legado de Vianna da Motta | Bruno Caseirão

A Antena 2 estreia a 8 de Abril uma nova série do programa Caleidoscópio, intitulada O Legado de Vianna da Motta, da autoria de Bruno Caseirão. Até 1 de Julho.

Domingos 22h00 | 4ª feiras 13h00 | Sábados 5h00

José Vianna da Motta (1868-1948) foi não só um dos maiores pianistas do seu tempo como um dos maiores artistas portugueses de que há memória. Feitos que por si só lhe garantem um lugar cimeiro na História da Música Ocidental. Se nos detivermos nos vários domínios da sua intervenção compreenderemos como, de forma perene, a sua influência ainda se faz sentir e do quanto lhe somos devedores.
Este ciclo pretende assim evocar o artista “completo” que foi Viana da Mota e o seu enorme legado, contextualizando-o à época em que viveu, até como forma de realçar como a sua ação foi vanguardista, nomeadamente, enquanto virtuoso do piano, pedagogo e reformador do Conservatório Nacional, enfatizando também toda uma nova conceção de artista superior, e o compositor, introdutor do nacionalismo musical em Portugal, e desse inspirado mote que tem iluminado gerações de compositores: “encontrar um Camões Músico”.