+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

15 Nov 2018

2º Encontro MUSAS – A Música das Artes

O mote dos Encontros MUSAS – A Música das Artes decorre de um desvio e de uma dobra: partindo de um descentramento em relação às práticas e aos saberes da música, elege-se o propósito de meditar sobre a perspectiva de outras artes, e dos saberes que as tomam por objecto, sobre o acontecimento e a experiência sonoros.

Falamos de musas – de como a música inspira – mas que não haja equívoco: falamos igualmente de sereias. Há fascínio e há desconfiança, tal como há perplexidade, nestas escutas. Daí as seguintes questões. O que sugere, ou que perguntas nos incita a fazer, o facto de a influência, o modelo ou a esquivez da música serem ora esconjuradas ora convocadas por outras artes? O que motiva tais apreciações? Como se reflectem na prática? De que modo reforçam ou dissolvem os binómios entre espaço e tempo, interior e exterior, sujeito e objecto, material e espiritual, aspereza e suavidade que tantas vezes se associam à reflexão meta-musical? O que nos diz tudo isto, não só sobre o que seja a música, mas também sobre as obsessões e as aspirações dessas outras artes?

A música das artes: quer dizer, a música tal como a escutam, mas também tal como a imaginam, transfiguram ou alucinam outras artes – eis o que nos interessa discutir.

Ver o programa aqui: PDF

https://www.propera2020.com/musas—2018.html