Ana Paixão, Investigadora do CESEM, recebe Ordem do Mérito do Estado Português

A Investigadora Ana Paixão, membro do CESEM desde 2002 (no qual pertence ao Grupo de Teoria Crítica e Comunicação e integra o Conselho Científico) foi condecorada com a Ordem do Mérito em dezembro de 2018, numa cerimónia que decorreu na Embaixada de Portugal em Paris. Doutorada em Literatura Comparada, com tese intitulada Retórica e técnicas de escrita literária e musical em Portugal entre os séculos XVII e XIX, Ana Paixão tem vindo a desenvolver uma contínua atividade de investigação em música e literatura, marcada por várias publicações e palestras. Esta distinção assinala o extraordinário trabalho de disseminação da cultura (música, artes plásticas, literatura, dança, teatro) e língua portuguesas que a Investigadora do CESEM tem vindo a desenvolver em Paris, onde assume a direção da Casa de Portugal – André de Gouveia e é programadora cultural para a delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian. Ana Paixão tem vindo a promover centenas de atividades culturais, organizadas entre a Cité Universitaire e a FCG, por vezes em parceria com várias universidades e instituições portuguesas, francesas e internacionais. É leitora na Universidade de Paris 8 e coordenadora pedagógica dos cursos de português no Camões – Centro cultural em Paris. Foi impulsionadora do acolhimento de residentes refugiados na Cité. Desde 2016, dirige o projeto «Mulheres no mundo», que promoveu 72 eventos desde a sua criação. Em 2017 foi eleita por unanimidade representante dos diretores no Conselho de Administração da Cité internationale. É membro fundador das Sociedades Portuguesas de Retórica e de Investigação em Música e pertence aos Conselhos científicos editoriais das revistas Vieira e Glosas. Foi leitora na Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle, e professora de francês aplicado ao canto no Conservatório Nacional de Lisboa.