Chamada para artigos: Pólo CESEM P. Porto – IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo

Porto Dezembro 2019

O IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo terá lugar na Escola Superior de Artes e Espectáculo (ESMAE/IPPorto), entre os dias 12 e 14 de Dezembro de 2019.

Iniciado em 2016 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil), o objetivo do Encontro é promover a partilha e o debate sobre pesquisas e atividades artísticas relacionadas com a música contemporânea para piano. Agora na sua quarta edição, esta reunião de três dias visa juntar artistas, compositores e musicólogos experientes, além de músicos e investigadores mais jovens, proporcionando um fórum para a discussão do repertório pianístico contemporâneo, nas perspectivas da criação, performance e musicologia.

Para além de um vasto leque de práticas performativas e de temas de investigação sobre as composições para (ou com) piano dos últimos 50 anos até aos nossos dias
Para alworkshop com o compositor e uma mesa-redoma mesa-redo, nesta edição será dada particular ênfase ao compositor português João Pedro Oliveira (1959), por ocasião do seu sexagésimo aniversário. Concertos, workshops e mesas redondas permitirão destacar as várias facetas da sua criação, e o seu impacto no meio musical português e brasileiro.

Convidam-se performers, compositores e investigadores interessados em algum aspecto da criação e performance pianística contemporânea a submeterem propostas numa das seguintes modalidades:

• Palestras (20 minutos de apresentação e 10 de discussão);
  • Recitais Palestra (30 minutos de apresentação);
  • Recital/Performance (30 minutos de apresentação).

Data final de recepção de propostas1 de Agosto de 2019, enviadas para o seguinte email: pianocontemporâneo4@gmail.com.

As propostas de palestra devem ser feitas através de um resumo de ca. 300 palavras. A submissão de trabalhos na modalidade de recital/palestra e recital/performance deve ser acompanhada de um ficheiro áudio ou vídeo e de um resumo com cerca de 200 palavras, indicando o tipo de apresentação e os requisitos técnicos da performance. Os ficheiros áudio e vídeo deverão ser carregados (uploaded) no youtube e os respectivos links enviados para o email: pianocontemporâneo4@gmail.com.

Os resumos devem incluir o título do artigo, o nome do autor, a afiliação institucional e uma breve biografia de c.150 palavras.

Os proponentes serão informados da aceitação das propostas até 15 de Agosto de 2019. Alguns dos artigos selecionados serão considerados para publicação na nova revista “Piano Contemporâneo”, a ser lançada em 2020.

Workshop

Encontro de João Pedro Oliveira com jovens compositores. Professor na Universidade de Aveiro e na Universidade Federal de Minas Gerais, João Pedro Oliveira partilha a sua experiência com jovens compositores e estudantes de composição de Universidades e Escolas Superiores de Música. A submissão de obras e trabalhos de composição deverá ser apresentada até 15 de Novembro através do e-mail: pianocontemporâneo4@gmail.com.

Masterclasses e outros workshops serão anunciados brevemente.

INSCRIÇÕES:

PARTICIPAÇÃO GERAL. Investigadores: 80 Euros. Estudantes: 40 Euros.

WORKSHOPS (cada Whorkshop). 60 Euros. Estudantes: 45 Euros.

PARTICIPAÇÃO GERAL+WORKSHOPS (cada workshop): Estudantes: 45 Euros.

Madalena Soveral (ESMAE/CESEM)

Ana Cláudia Assis (UFMG/CESEM)

Francisco Monteiro (ESE/INET)

Comissão Científica