Inscrições abertas para o Curso na Escola de Verão – Música no 1º Ciclo do Ensino Básico: Aplicação da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon

Docente Responsável: Helena Rodrigues

Docente: Ana Isabel Pereira

Áreas: Educação e Ensino

Creditação para professores do Ensino Básico e Secundário

Aguarda Despacho do CCPFC

Objetivos:

1. Adquirir conhecimentos genéricos relativos aos conteúdos da Teoria de Aprendizagem Musical (TAM) proposta pelo pedagogo e investigador Edwin Gordon.

2. Adquirir competências práticas com base na TAM, e adequadas ao ensino de Música no 1º ciclo do Ensino Básico, a partir dos materiais do “Manual para a Construção de Jardins Interiores”.

3. Adquirir conhecimentos específicos relativos ao conteúdo das Atividades Sequenciais de Aprendizagem.

4. Adquirir competências práticas relativamente à aplicação das Atividades Sequenciais de Aprendizagem.

Programa:

• Atividades Sequenciais de Aprendizagem.
  • Fundamentos e elementos da Teoria de Aprendizagem Musical (TAM).
  • Contributos para a psicologia da Música e pedagogia musical.
  • Audiação: Conceito, tipos e estádios.
  • Sequência de aprendizagem de competências: Níveis e subníveis.
  • Sequência de aprendizagem de conteúdos: Tonal e ritmo.
  • Sequência de aprendizagem de padrões: Tonal e ritmo.
  • Atividades sequenciais de aprendizagem: Combinação das sequências de aprendizagem de competências, de conteúdos de padrões.
  • Material musical: canções e cantos rítmicos com palavras e sem palavras. Exemplos.
  • Caracterização do material musical: tonalidade, tonicalidade, tom de repouso, métrica, tessitura. Exemplos.
  • Definição de objetivos para utilização de materiais musicais: tonal, ritmo, movimento. Exemplos.
  • Exemplos práticos de atividades para o subnível auditivo/oral nos níveis de discriminação e inferência a partir de três fascículos pertencentes ao “Manual para a Construção de Jardins Interiores” publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian, nomeadamente “Colos de Música”, “Colo da Terra” e “Colo dos Bichos”.
  • Planos de aula: Caracterização do material musical, definição de objetivos, utilização de material extra-musical, propostas de dinamização. Exemplos.

Bibliografia
Gordon, E. E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical: Competências, conteúdos e padrões (M. F. Albuquerque, trad.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Gordon, E. E. (2001). Reference Handbook for using learning sequence activities. Chicago: GIA Publication.

Rodrigues, H., Rodrigues, P. F., & Rodrigues, P. M. (2016). Colos de Música. In H. Rodrigues, P. F. Rodrigues, & P. M. Rodrigues (Eds.), Manual para a Construção de Jardins Interiores. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Rodrigues, H., Rodrigues, P. F., & Rodrigues, P. M. (2016). Colos da Terra. In H. Rodrigues, P. F. Rodrigues, & P. M. Rodrigues (Eds.), Manual para a Construção de Jardins Interiores. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Rodrigues, H., Rodrigues, P. F., & Rodrigues, P. M. (2016). Colos dos Bichos. In H. Rodrigues, P. F. Rodrigues, & P. M. Rodrigues (Eds.), Manual para a Construção de Jardins Interiores. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

___________________________________

Ana Isabel Pereira concluiu o Curso Complementar de Flauta Transversal e Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e o Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde é doutoranda em Ciências Musicais – especialidade de Ensino e Psicologia da Música. É assistente convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Trabalha com vários coros infantis e é professora de música de crianças entre os 3 e os 10 anos. Participou em várias iniciativas do projeto Opus Tutti (Um Plácido Domingo, Babelim e Jardim Interior) e do Projeto GermInArte (Caleidoscópio e Dabo Domo e enquanto formadora na Formação Transitiva em Arte para a Infância). Frequentou o curso Elementary General Music Professional Development Course, level one certificado pelo The Gordon Institute of Music Learning, nos EUA. É licenciada em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico e participa em projetos do Coro da Casa da Música no Porto. Interessa-se pelo estudo da aprendizagem/desenvolvimento musical e da avaliação performativa vocal na infância.

Helena Rodrigues é Professora-Auxiliar com Agregação do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, fundou o Laboratório de Música e Comunicação na Infância. Estudou com Edwin Gordon, ao longo de vinte anos, que orientou também o seu Doutoramento. Divulga a sua teoria de aprendizagem musical desde 1994. Colwyn Trevarthen, que tem apoiado o trabalho da Companhia de Música Teatral, é outra relevante influência no seu trabalho. Com uma formação de base nas áreas da Psicologia e da Música, tem-se interessado também pelas áreas do teatro físico e dos efeitos terapêuticos da música. O conjunto destes e outros saberes têm-na levado a formular uma proposta original de formação. Foi Researcher Fellow da Royal Flemish Academy of Belgium for Science and the Arts. É diretora artística da Companhia de Música Teatral. Coordenou o projeto Opus Tutti e o Projeto GermInArte. Autora de publicações de natureza diversa, é frequentemente convidada para apresentar conferências e workshops em Portugal e no estrangeiro.