2ª Chamada para apresentações, Simpósio ICTM (Grupo de Estudo de Iconografia e Artes Performativas) “Objectos e Imagens de Música em Museus Públicos e Privados

ICTM – Study Group on Iconography of the Performing Arts | Lisboa-Alpiarça | 7-9 Outubro 2021

Os museus podem ser privados ou públicos. Um museu privado é frequentemente a colecção de arte pessoal de um indivíduo que determina como esta é exibida e como o museu é administrado. Os museus de propriedade privada estão em ascensão e estão a alterar dramaticamente a paisagem cultural. O que era algo anteriormente inacessível é agora cada vez mais disponibilizado ao público. Na ausência de financiamento estatal adequado para as artes, a generosidade destes coleccionadores pode preencher uma lacuna significativa na vida cultural de um país. No caso destas colecções, são os gostos pessoais que ditam como esta é comissionada, exibida e finalmente escrita na história. Livres das exigências de representar uma comunidade mais ampla, os coleccionadores privados são capazes de buscar e exibir trabalhos que reflictam seus próprios interesses. Já um museu público deve seguir padrões legais e éticos, além de se cingirem à sua declaração de missão. Muitos museus públicos são membros de organizações profissionais de museus e devem também seguir os seus padrões. Uma coisa que a história nos mostrou é que o mundo da arte beneficia de uma diversidade de vozes e perspectivas. Deste modo, modelos de parcerias público-privadas que estimulam a partilha de conhecimento estão surgindo, permitindo que novos museus aprendam uns com os outros e com o passado. Agora é necessário perguntar como a música se encaixa no gosto das colecções públicas e privadas? Que objectos de arte relacionados com a música existem em museus públicos e privados espalhados pelo mundo? Como estes objectos artísticos são estudados e catalogados? Como são organizados em termos de exibição pública? O público de arte precisa estar ciente das mudanças na direcção do património colectivo musical. É somente promovendo a partilha entre artistas, instituições e os seus públicos que temos a possibilidade de garantir um “ecossistema” de arte dinâmica para o século XXI e para o futuro.
2020 é o ano de Beethoven. O aniversário dos 250 anos do nascimento de Beethoven é comemorado de 16 de Dezembro de 2019 a 17 de Dezembro de 2020, não apenas na cidade de Beethoven, em Bonn (Alemanha), mas em todo o mundo. Este simpósio junta-se às celebrações e presta homenagem a este compositor, organizando uma sessão com temas sobre Beethoven.

Sugerem-se tópicos dentro do seguinte universo:

• Iconografia musical (pintura, cerâmica, escultura, ourivesaria, tapeçaria, cartaz, desenho, gravuras, fotografia, azulejaria, suportes digitais) enquanto objecto de colecção;
  • Instrumentos musicais em colecções públicas e privadas;
  • Fontes sonoras;
  • Imagens de música em publicidade de exposições de arte (cartazes, vídeos, anúncios televisivos);
  • Objectos e imagens de música no coleccionismo privado;
  • Objectos e imagens de música nas grandes colecções públicas;
  • Orientalismo e música nas colecções de arte;
  • Música e Museologia;
  • Curadoria de exposições de arte com música: passado, presente e perspectivas de inovação no futuro (mesa redonda);
  • Beethoven (iconografia, organologia, museologia, 250º aniversário de Beethoven e outros temas livres);
  • Temas livres na área da Iconografia Musical.

As propostas devem ser enviadas para o e-mail ictmsymposiumportugal@gmail.com até 18 de Abril de 2021.

Notificação da decisão aos proponentes pela Organização: 26 April 2021

Mais informação em https://ictmsymposiumportugal.wordpress.com

Confirmed Keynote Speakers
Lydia Goehr, Columbia University in the City of New York,  Department of Philosophy