(Curso Livre) Entre as artes e a música: uma estética da experiência sonora

Entre as artes e a música: uma estética da experiência sonora
20 Março a 2 de Maio: Terças e Quartas das 18h-20h

Nos últimos anos, expressões como “sound art”, “artes sonoras” ou “artes sónicas” têm surgido frequentemente no discurso académico e dos agentes culturais – por vezes, apesar da resistência dos próprios artistas – para designar, em geral, práticas artísticas (instalações, performances, soundwalks) que recorrem ao som como meio de expressão ou que reflectem sobre os sons, as paisagens sonoras, a experiência sonora ou a auralidade. Este curso pretende, pois, ser uma introdução crítica e filosófica às principais questões estéticas que estas práticas levantam, aos cruzamentos e cortes entre as diferentes disciplinas artísticas, mas também às relações íntimas, porém nem sempre inequívocas, entre os sons e a própria música.

Mais informação aqui

Temas das Sessões:

0) Introdução

0.1) Ontologia e fenomenologia dos sons

0.2) Fisiologia do ouvido e antropologia da escuta

0.3) A multissensorialidade da experiência sonora

0.4) Uma breve história do som nas artes… e na música

0.5) O “sonic turn” e a emergência das artes sonoras

1) Estética da experiência sonora: espaço

1.1) A escuta dos sons no espaço

1.2) A espacialização dos sons na música

1.3) A escuta dos espaços pelos sons

1.4) A questão da “especificidade local”

1.6) Os corpos e a materialidade sonora

2) Estética da experiência sonora: tempo

2.1) Os sons como acontecimentos

2.2) A duração dos sons e da escuta

2.3) Efemeridade e transitoriedade

2.4) Repetição e irrepetitibilidade

2.5) Frequências, alturas, ritmos

3) A escuta dos sons e da música

3.1) O musical e o extra-musical

3.2) A abnegação (dos sons) e a libertação da escuta

3.3) A musicalização dos ruídos

3.4) Morfologia e tipologia dos objectos sonoros

3.5) A análise espectral e a síntese digital

3.6) A tecnologia e a esquizofonia

3.7) A ubiquidade contemporânea da escuta

4) As imagens e os sons

4.1) A percepção audio-visual

4.2) Os sons no ecrã

4.3) A experiência acusmática

4.4) A “imagem de som” ou o ‘i-son’

4.5) Paisagens sonoras

5) Uma breve descrição crítica das artes sonoras

5.1) O som como material e meio expressivo

5.2) A desmaterialização do objecto artístico

5.3) A auralidade como tema e referência

5.4) A estetização da experiência sonora quotidiana

5.5) Atmosferas

5.6) O som como arma e as políticas da escuta

6) Silêncio