Chamada para comunicações: A imprensa periódica como fonte para a musicologia

II Jornadas NEMI
A imprensa periódica como fonte para a musicologia
16-17-18 Maio 2019
Call for papers


O Núcleo de Estudos em Música na Imprensa (NEMI-CESEM) tem o prazer de anunciar a abertura de recepção de propostas para o colóquio internacional “II Jornadas do NEMI – A imprensa periódica como fonte para a musicologia”, a realizar-se na NOVA FCSH, em Lisboa, de 16 a 18 de Maio de 2019.

Crítica musical, artigos de opinião, notícias e publicidade têm servido de fonte para musicólogos em estudos de biografias de compositores, em estudos de recepção e em estudos de discursos sobre música, entre outros. São documentos com características próprias e que compreendem aspectos da vida musical de um determinado espaço e período e dos agentes, indivíduos ou organizações, que nela participam. Deste modo, este colóquio pretende suscitar e debater questões relacionadas com textos sobre música na imprensa periódica, do século XIX à actualidade, bem como com problemáticas e metodologias de investigação.

Apesar da ênfase na imprensa periódica, a organização do colóquio propõe igualmente a reflexão sobre fontes provenientes de outros meios de comunicação (por exemplo, crítica musical na televisão, na rádio e na internet, nomeadamente em redes sociais, blogues e outras plataformas).
A Comissão Organizadora encoraja a submissões de propostas nas seguintes áreas, embora outros tópicos relacionados com a música na imprensa periódica possam ser igualmente aceites:

·  Musicologia e a imprensa periódica;
·  Crítica musical e outros textos sobre música na imprensa periódica;
·  Músicos, compositores, críticos de música, escritores, jornalistas e outros agentes;
·  Imprensa musical e teatral, jornais e revistas;
·  Música e a esfera pública;
·  Arquivos e coleções de periódicos;
·  Metodologias de análise de crítica musical


Aceitam-se propostas de comunicações de 20 minutos, prevendo-se 10 minutos para questões e debate. As propostas deverão ser submetidas através do envio de um resumo até 300 palavras e nota biográfica (ca. 150 palavras) num documento à parte, com indicação da afiliação institucional, se aplicável. O resumo não deverá conter qualquer elemento de identificação do autor, apenas o título da comunicação. As línguas do colóquio são o Português, o Inglês, o Francês e o Espanhol. Uma seleção de comunicações será posteriormente publicada.

As propostas deverão ser enviadas até 14 de Outubro de 2018 para <nemi.cesem@gmail.com>. A Comissão Científica comunicará os resultados em final de Novembro e os participantes serão imediatamente informados. Mais informações sobre o programa e registo serão anunciadas após essa data.

Para mais informações, por favor contacte Mariana Calado ou Isabel Pina, nemi.cesem@gmail.com.

 

Comissão organizadora:

Isabel Pina (CESEM / NOVA FCSH)

Mariana Calado (CESEM / NOVA FCSH)

 

Comissão Científica:

Elena Alessandri (Hochschule Luzerne)

Luísa Cymbron (CESEM / NOVA FCSH)

Manuel Pedro Ferreira (CESEM / NOVA FCSH)

Mário Vieira de Carvalho (CESEM / NOVA FCSH)

Paula Gomes Ribeiro (CESEM / NOVA FCSH)

Paulo Ferreira de Castro (CESEM / NOVA FCSH)

 

Keynote Speaker:

Katharine Ellis (University of Cambridge)