Coordenadora: Eduarda Carvalho
PROPÓSITO:
A linha temática Efeitos Terapêuticos da Música (LETM) tem como finalidade a investigação multidisciplinar e interdisciplinar entre temáticas de interesse dos vários grupos do CESEM que possam contribuir para o desenvolvimento da investigação no âmbito dos Efeitos Terapêuticos da Música. As áreas temáticas de estudo podem incidir em diferentes populações do ciclo vital humano em situação de vulnerabilidade com o objetivo de prevenção ou intervenção terapêutica.
A LETM incentiva a participação de investigadores (Juniores e Seniores) com diferentes níveis de experiência assim como a consultoria de outros profissionais e peritos no âmbito das Ciências Médicas mediante a ligação entre a Universidade e as Instituições de prestação de cuidados de saúde, nomeadamente Hospitalares.
HISTORIAL
A LETM foi constituída em 2014 a partir do interesse manifestado por alguns Membros Integrados no Grupo de Educação e Desenvolvimento Humano. Os projetos desenvolvidos e em curso têm incidindo, particularmente, em metodologias de investigação-ação, observação participante e microanálise em grupos de etapas mais precoces do desenvolvimento humano, designadamente grávidas e mães adolescentes, observação de marcadores do comportamento fetal em contexto de ecografia e interação vocal, observação de indicadores fisiológicos em díades mães-bebés pré-termo em contexto de uma Unidade de Cuidados Neonatais.
PROJETOS EM CURSO (2015-2019):
I – A fala materna vs. o canto materno na condição do método canguru: análise dos parâmetros vitais neonatais maternos e da relação contingente das díades pré-termo (Investigador Responsável: Eduarda Carvalho) projeto validado pela Comissão de Ética do Centro Hospitalar de Lisboa Central em 10 de Março de 2016, Maternidade Dr. Alfredo Da Costa – Unidade de Neonatologia, Parceria com BabyLab Nanterre – Paris X e Faculdade de Psicologia – UL.
II – Estudo longitudinal das interações vocais com amostra de grávidas com experiência de grupo de canto pré-natal: observações numa ecografia 4D e durante o primeiro ano de vida do bebé na condição da fala e do canto materno (em curso desde março de 2019, LAMCI-CESEM).
PALAVRAS-CHAVE:
– MUSICOTERAPIA
– IDENTIDADE SONORO-MUSICAL
– MUSICALIDADE COMUNICATIVA
– IMPROVISAÇÃO MUSICAL E CRIATIVIDADE
– COMPOSIÇÃO MUSICAL E ESCRITA DE CANÇÕES
– VOZ, CORPO E MOVIMENTO
– ESCUTA MUSICAL E EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES
– MÚSICA E MAGINÁRIO GUIADO
– EFEITOS SONOROS E INSTALAÇÕES SONORAS
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO:
OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE
OBSERVAÇÃO ÁUDIO/VÍDEO
MICROANÁLISE
MARCADORES FISIOLÓGICOS, BIOLÓGICOS OU NEUROLÓGICOS