NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música

O NEGEM inaugurou em Portugal o trabalho científico sistemático no domínio referido, e constitui-se por uma equipa de investigadores e estudantes que se tem vindo a dedicar à pesquisa de diversos aspectos das relações entre género e música (ancorados primordialmente nos campos da sociologia da música, da musicologia, dos estudos culturais, dos estudos de género, dos queer studies, da história social e dos estudos sobre as mulheres), visando uma diversidade de problemas, processos e discursos, e recorrendo a quadros teóricos interdisciplinares.

Ao encararmos o género como factor sociocultural e político subjacente à construção e economia de sociabilidades e logo, como instrumento de poder e de gestão sociocultural, assumimo-lo como um contributo indispensável na problematização de todo o  fenómeno, prática, processo expressivo, representação ou cultura musical. Um dos eixos principais da nossa missão é, assim, a integração das categorias de género no campo da investigação em música, de modo integrado e interdisciplinar, utilizando e revendo métodos, instrumentos de trabalho, discursos e pontos de vista das ciências sociais.

Interessa-nos, neste percurso, estudar as vivências, as práticas do quotidiano, os estilos de vida, as sociabilidades e os seus espaços, as estruturas de poder e dominação e as suas hierarquias, a construção de diferenças, os processos de naturalização de comportamentos e ideias, a racionalização do conhecimento e os processos de gestão, canonização e invisibilização de discursos, figuras ou ideias.

Entre as linhas de trabalho que têm vindo a ser exploradas pelos elementos desta equipa salientam-se:

  • a identificação e problematização da construção, uso e reprodução de normas, comportamentos e discursos legitimadores de modelos de género, queerness e sexualidade, e a sua presença e relação com práticas e discursos musicais específicos, designadamente em Portugal;
  • a análise dos modos como as construções sociais e modelos de representação conducentes ou associados à genderização de papéis sociais, se associam ou apresentam na prática musical bem como nos discursos e pontos de vista sobre a música;
  • a abordagem a processos de estabilização e canonização de sistemas de comunicação musical e músico-dramatúrgica, e ao modo como estes definem, transgridem e/ou reproduzem, em contextos específicos, modelos de performances de género, estabelecendo-se como instrumentos ideológicos de educação moral, de estratificação e autorregulação social;
  • o estudo de modelos de estratificação e hierarquização dos géneros e da sua associação a determinados contextos culturais, grupos e comportamentos sociais, visando práticas musicais, músico-teatrais, audiovisuais e multimédia;
  • estudo da performance de género na economia afectiva e simbólica do actual paradigma comunicacional da música na Web 2.0 incluindo, entre outras, manifestações musicais nas indústrias e plataformas musicais on-line, em práticas interactivas, produtos audiovisuais, televisão, videojogos e social media;
  • o estudo de comportamentos e políticas de género na construção do gosto e de sociabilidades musicais (considerando aspectos de produção, mediação e recepção);
  • música, género e sexualidades na pornografia digital e em outros produtos audiovisuais;
  • a inquirição dos processos de inclusão e exclusão de processos, ideias, figuras, eventos musicais em narrativas históricas, aspectos de gestão política da memória colectiva.

Constituindo-se como plataforma de discussão crítica e de produção de saber, o NEGEM, pretende contribuir para a concepção e disseminação de trabalhos científicos nos campos visados bem como para motivar o surgimento de novas ideias e projectos, incentivando o contacto e debate entre estudantes e investigadores de diversas proveniências e instituições, ao nível internacional. É neste sentido que promovemos ações de disseminação do conhecimento, e de formação para públicos diversos, prevendo ainda uma série de publicações monográficas e periódicas, traduções de obras nucleares, entre outras iniciativas de investigação, formação e disseminação científica e social.

Equipa: Paula Gomes Ribeiro (Coordenação), Mariana Calado, Júlia Durand, Rodrigo Lourenço, Minerva Martins, Tomás Matos, João Romão, Joana Freitas, Ângela Portela, Teresa Gentil (INET-MD).

Contactos e Informações:

negemus.cesem@gmail.com

http://negem.weebly.com/

https://www.facebook.com/NEGEMus

‘Nova publicação do NEGEM/CESEM, em colaboração com Faces de Eva/CICSNOVA’

Reúne artigos e sínteses sobre Género e Música, num volume interdisciplinar, em articulação com abordagens sobre género e Política, Psicanálise, Moda, Estudos Pós-Coloniais, Pacifismo e I Guerra Mundial.

Coordenação de:

Isabel Henriques de Jesus, Paula Gomes Ribeiro, Rita Mira e Zília Osório de Castro

Autores:

Zília Osório de Castro

Isabel Henriques de Jesus

Paula Gomes Ribeiro

Natividade Monteiro

Anne Cova

João Esteves

Paulo Guinote

Manuel Lisboa

Ana Lúcia Teixeira

María de La Paz Ballesteros

Mariana Calado

Minerva Martins

David Figueirõa

Patrícia Atalaya

António Fernando Cascais

Ana Rosa Mota

Sónia Frias

Cláudia Maia

Eva-Maria von Kemnitz

Izaskun Álvarez Cuartero

Maria Manuela Tavares Ribeiro

Lúcia Serralheiro

Maria Lúcia de Brito Moura

Fátima Mariano

Cristina L. Duarte

Irene Vaquinhas

e Apresentação de Luís Baptista, Manuel Pedro Ferreira e Zília Osório de Castro


2º Simpósio [virtual] NEGEM – MÚSICA GÉNERO MEDIA 2020
Junho 29 – Junho 30

Ver programa aqui.