Filipa Magalhães

Grupo de Investigação:
Nota Biográfica:

Filipa Magalhães integrou o Programa Doutoral em Ciências Musicais – “Música como Cultura e Cognição”, financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo já concluido o seu doutoramento. No âmbito da sua investigação dedica-se à preservação de obras musicais que compreendem diferentes meios, incluindo técnicos e tecnológicos, assim como ao desenvolvimento de ferramentas metodológicas com base em disciplinas interdisciplinares, visando documentar e estudar essas obras do ponto de vista musicológico. Na sua tese trabalhou especificamente sobre um conjunto de obras de teatro-música da compositora Constança Capdeville, tendo em vista a recuperação das mesmas através da sua documentação. Em 2013, concluiu o Curso de Mestrado em Artes Musicais: Estudos em Música e Tecnologias, dissertação intitulada: “Levantamento de Espólios Fonográficos em Fita Magnética: Avaliação do Estado de Conservação das Fitas”, tendo no âmbito da sua investigação estagiado no Arquivo Fonográfico de Viena, sob a orientação de Nadja Wallaszkovits. Em 2014, estagiou no Ina – Institut National de l’Audiovisuel, um instituto de radiodifusão pública cultural, recuperação e transmissão do património audiovisual francês, sob a orientação de Vincent Fromont. Em 2017, estagiou no laboratório CSC – SMC / Sound and Music Computing Laboratories, sediado na Universidade de Pádua, no qual no qual decorreram as primeiras investigações sobre a aplicação de tecnologias eletrónicas e digitais ao som e à música, trabalhando diretamente com as coleções áudio de Luciano Berio e Luigi Nono, sob a orientação de Sergio Canazza. É atualmente membro do Grupo de Investigação em Música Contemporânea (GIMC), integrado no CESEM NOVA FCSH.