João Pedro Cachopo

Grupo de Investigação
Nota Biográfica

João Pedro Cachopo estudou Musicologia e Filosofia em Lisboa, Paris e Berlim, tendo-se doutorado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa em 2011 com uma dissertação sobre a estética de Theodor W. Adorno. Atualmente lecciona no Departamento de Musicologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA/FCSH) e coordena o Núcleo de Estudos de Ópera do Centro de Estudos de Sociologia e Estética da Música (CESEM). O seu trabalho abrange os campos da musicologia, filosofia, teoria crítica e estudos de cinema e media, com foco em questões de intermedialidade, remediação, performance, espetador e crítica. Interessa-se amplamente pela relação entre estética e política; pelas inter-relações entre as artes e os media; e pelos conceitos de vanguarda, modernismo e pós-modernismo.

Cachopo é autor de Verdade e Enigma: Ensaio sobre o pensamento estético de Adorno (Vendaval, 2013), que recebeu o Prémio Primeiro Livro do PEN Clube Português em 2014, e co-editor de Rancière and Music (Edinburgh University Press, 2020), Estética e Política entre as Artes (Edições 70, 2017), e Pensamento Crítico Contemporâneo (Edições 70, 2014). O seu trabalho foi publicado em revistas especializadas e volumes colectivos como The Opera Quarterly, New German Critique, Revue Europe, Revista Portuguesa de Musicologia, Colóquio-Letras, Routledge Companion to Music and Modern Literature, entre outros. Traduziu para português Georges Didi-Huberman, Jacques Rancière e Theodor W. Adorno.

Foi professor visitante na Universität Potsdam (2008), Université Paris 8 (2009), Humboldt-Universität zu Berlin (2010), University of Durham (2012) e Columbia University in the City of New York (2015). Também atuou como Professor Convidado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Universidade Estadual de Campinas (2016). Entre 2017 e 2019, foi bolseiro Marie SkLodowska-Curie na Universidade de Chicago. Nos últimos anos tem apresentado em múltiplas conferências na Argentina, Brasil, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, EUA e Reino Unido.

Atualmente, está a concluir uma monografia intitulada “A Profanação da Ópera: Reinventions in Film and Screen Media” e co-edita (com Jelena Novak) um número especial da revista The Opera Quarterly dedicado a óperas baseadas em filmes.