Tiago Gonzaga Videira

Tiago Miguel Gonzaga Videira

Nota Biográfica:

Tiago Videira é um criativo com uma grande paixão pela música. É um investigador, produtor e editor musical com uma licenciatura em Ciências Musicais, um Mestrado em Filosofia – Estética, e o Doutoramento em Media Digitais ao abrigo do programa UT Austin – Portugal com um projecto ligado a um modelo generativo para músicas de fado, tendo residido dois anos nos EUA. Tem participado na Edição Crítica de Repertório por Compositores Luso-Brasileiros (c. 1750-1930). As obras incluídas são as Modinhas do Padre José Maurício, peças para o teatro musical constantes no catálogo do Teatro D. Maria II; Peças de Órgão por compositores Luso-Brasileiros constantes na colecção de Joseph Joubert; A peça para côro e orquestra de Câmara “Uyáras” por Alberto Nepomuceno; Ópera “La Donna di Genio Volubile” por Marcos Portugal; Mágica “As Três Cidras do Amor” por Santos Pinto [em curso]. Para além do mais tem criado, produzido e editado dezenas de outras obras de entre canções, peças para piano solo e vários ensembles e música para sincronização com os media.

Tiago Gonzaga Videira considera-se um Criativo com intervenções em várias áreas.
Licenciado em Ciências Musicais, Mestrado em Filosofia – Estética da Música, Doutor em Media Digitais, ao abrigo do programa UT-Austin Portugal, com um projecto ligado a um modelo generativo para músicas de fado, tendo residido dois anos nos EUA.

Interesses actuais na Investigação:
Edição Crítica; Composição de canções; Semiótica da Música; Música generativa; Musicologia Computacional; Músicas Populares; Música e Cultura Portuguesas.