Aulas abertas no âmbito do Seminário de Especialidade em Ensino e Psicologia da Música

26/05/2017 @ 10:00 - 16:00 WEST

10h
A aplicação de escalas de avaliação do desempenho vocal de canções com crianças dos 4 aos 9 anos de idade
Com Ana Isabel Pereira
14h
Reclusão e experiência musical: histórias de um doutoramento em Música na Comunidade
Com Inês Lamela

Bio Inês Lamela

Natural de Esposende (Braga), iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
Licenciou-se em 2003 pela Universidade de Aveiro, na área específica de piano.

Desde o ano 2000 que exerce atividade associada ao ensino de piano. Atualmente, é professora de Piano na Escola de Artes da Bairrada (Troviscal – Oliveira do Bairro), onde assume também funções de coordenação de Departamento.

Entre 2010 e 2011 frequentou o Curso de Formação de Animadores Musicais, na Casa da Música (Porto), tendo sido aceite, em 2012, no Master em Leadership da Guildhall School of Music and Drama (Londres).

Terminou recentemente (janeiro 2017) o seu Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro, sob a orientação dos professores Paulo Maria Rodrigues e Graça Mota, tendo como área de investigação a Música na Comunidade e a Música desenvolvida em contexto prisional.  Nesse âmbito, desenvolveu no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo (Porto) um projeto singular com 4 reclusas, durante 9 meses, tendo o piano como centro de todo o trabalho musical. Do seu trabalho de investigação já resultaram diversas publicações e apresentações em conferencias, nacionais e internacionais.

No domínio performativo, tem mantido uma atividade regular como pianista, a solo e em música de câmara. Foi pianista co-repetidora e de concerto da ópera infantil “As Palavras na Barriga” da autoria de Vasco Negreiros, e gravou os acompanhamentos de piano do método “Eu toco falta de bisel” da autoria de Joana Amorim e Vasco Negreiros. Para além do trabalho como pianista, integrou o elenco dos projetos Bach2Cage e Vocal Ensemble desde a sua criação, e tem participado, frequentemente, em projetos como cantora.

Data:
26/05/2017