+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Concerto comemorativo 20 anos CESEM: Um reencontro imaginário em Queluz

Janeiro 20 @ 21:30 - 23:00

Concerto comemorativo dos 20 anos do CESEM

O Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical assinala os seus 20 anos de actividade no próximo dia 20 de Janeiro pelas 21h30 no Palácio Nacional de Queluz. O primeiro encontro, integrado no Ciclo de Comemorações dos 20 anos do CESEM, contará com um concerto com obras de José Maurício Nunes Garcia, João Cordeiro da Silva, Marcos Portugal e Sigismund von Neukomm e a apresentação das edições mais recentes do centro.

Desde a sua fundação que o CESEM tem vindo a dedicar-se ao estudo da Música e da sua correlação com as outras artes, a cultura e a sociedade, incorporando abordagens diversas e fazendo uso das perspectivas e metodologias mais recentes nas Ciências Sociais e Humanas. A comemoração dos seus 20 anos de existência surge como uma oportunidade para dar a conhecer alguns dos seus mais recentes projectos.

O concerto fará soar uma vez mais o pianoforte Clementi, um instrumento único em Portugal e peça integrante da colecção de instrumentos do Palácio Nacional de Queluz. Escutar-se-ão obras de João Cordeiro da Silva, Marcos Portugal e Sigismund von Neukomm, com especial destaque para as peças extraídas do Methodo de Pianoforte do compositor brasileiro José Maurício Nunes Garcia, mestre da capela real de D. João VI no Rio de Janeiro e de quem se celebram os 250 anos de nascimento. Estas obras foram editadas em 1821 no Rio de Janeiro e gravadas recentemente em disco pelas mãos do conceituado cravista Mário Trilha, numa colaboração entre o CESEM e a Universidade Estadual do Amazonas (Brasil) e com o apoio do Palácio Nacional de Queluz. Mário Trilha é Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro, membro do Núcleo Luso-Brasileiro de Estudos da História da Música Caravelas do CESEM, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas, cravista da Orquestra Barroca do Amazonas e intérprete de música oitocentista de Portugal e Brasil.

O concerto contará também com a participação do tenor Alberto Pacheco, Professor Adjunto de canto da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em música pela UNICAMP, coordenador do Núcleo Luso-Brasileiro de Estudos da História da Música Caravelas do CESEM e especialista em repertório para voz dos séculos XVIII e XIX.

A completar a celebração dos 20 anos do CESEM, serão lançados os mais recentes volumes da Colecção Estudos Musicológicos do CESEM/Colibri: A Música no Convento de Cristo em Tomar – desde finais do século XV até finais do século XVIII da autoria de Cristina Cota (CESEM) que propõe ao leitor uma visita ao passado vocal e instrumental do Convento de Tomar; e Peças de um mosaico – temas da história da música referentes a Portugal e ao Brasil da autoria de David Cranmer (CESEM FCSH/NOVA) que reúne um conjunto vasto de artigos que abrangem um período de cerca de 300 anos, desde o século XVII até às primeiras décadas do século XX, com especial enfoque em aspectos da música no teatro luso-brasileiro do antigo regime e da música de Marcos de Portugal.

A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.

Programa

Detalhes

Data:
Janeiro 20
Hora:
21:30 - 23:00
Categoria de Evento:

Local

Palácio Nacional de Queluz
Largo Palácio de Queluz
Queluz, 2745-191 Portugal
+ Mapa do Google