+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Carregar Eventos

« All Eventos

  • Este evento já decorreu.

VI SEMINÁRIO ‘MÚSICA, TEORIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO’ – I Encontro – A Música das Artes

Julho 13 @ 14:00 - 18:00

O fascínio exercido pela música sobre outras artes manifesta-se de um modo a um só tempo plural, persistente e subliminar. É comum reconhecer esse fascínio, mas raro reflectir sobre os seus pressupostos e consequências, e ainda menos sobre a diversidade das suas manifestações. A evanescência, nem sempre incompatível com a precisão, da linguagem musical, a sua relação ora elíptica ora centrífuga com o princípio mimético e a sua capacidade intrusiva ou de contágio contam-se entre os factores que poderíamos evocar, sem pretendermos ser exaustivos, para dar conta desse fascínio.

O tema que serve de mote aos Encontros MUSAS – A Música das Artes decorre de um desvio e de uma dobra: partindo de um descentramento – que não um distanciamento – em relação às práticas e aos saberes da música, elege-se o propósito de meditar não tanto sobre a interacção da música com outras artes mas sobretudo sobre a perspectiva dessas outras artes, e dos saberes que as tomam por objecto, sobre o acontecimento e a experiência sonoros. Trata-se, pois, de dar ouvidos e, por assim dizer, de tomar emprestados os ouvidos não só de quem cria ou pensa a música, mas também a quem por ela se sentiu interpelado ao ponto de reconhecer como desejável ou inevitável, nesse seu outro labor prático ou teórico, a referência ao musical.

De que modo essa outra perspectiva, esse outro olhar, essa outra escuta, mas também essa admiração, esse espanto ou essa desconfiança, expressos em obras, práticas e discursos, reincidem sobre o que entendemos e experienciamos como música? Eis a pergunta que dirigimos aos nossos convidados e que gostaríamos de discutir em conjunto.

Uma nota de contextualização para terminar. Os Encontros MUSAS – A Música das Artes surgem no âmbito do projecto de investigação, por mim desenvolvido ao abrigo de uma Marie SkŁodowska-Curie Action da Comissão Europeia, intitulado “The Profanation of Opera: Music and Drama on Film”, um projecto cujas ramificações se cruzam com este debate. Esta primeira edição está ainda integrada no seminário da Linha de Música, Teoria Crítica e Comunicação do CESEM/FCSH-NOVA. É pois de uma feliz convergência de esforços, motivações e desafios de que falamos – esperando dar- lhe continuidade, contamos com a vossa presença.

Ver programa


Entre 9 de Junho e 13 de Julho terá lugar o VI Seminário ‘Música, Teoria Crítica e Comunicação’.

Este seminário, organizado pelo Grupo de Teoria Crítica e Comunicação do CESEM, introduz um conjunto de trabalhos de investigação em curso, promovendo o encontro e discussão entre investigadores, artistas e demais interessados, sobre uma diversidade de tópicos musicológicos e artísticos, de modo integrado, crítico e interdisciplinar, no contexto das ciências sociais.

Seis sessões têm lugar entre Junho e Julho, das quais cinco se apresentam como painéis temáticos, reunindo vinte exposições que se propõem abordar a composição e recepção de música orquestral em Lisboa nos séculos XIX e XX, a produção e circulação de música de cena em conteúdos audiovisuais off e online, perspectivas sobre música e teatro, entre a ópera radiofónica, o teatro musical e a música, processos de produção e interpretação de obras audiovisuais e práticas musicais no campo de Aushwitz e no estado de Goiás, no Brasil.

Ver programa completo do Seminário aqui

Detalhes

Data:
Julho 13
Hora:
14:00 - 18:00
Evento Categoria:

Local

Edifício I&D Sala 0.06
Av. Berna, 26
Lisboa, 1069-061 Portugal
+ Mapa Google