+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

II Jornadas NEMI – A imprensa periódica como fonte para a Musicologia

Maio 16 - Maio 18

Apresentação

As «II Jornadas NEMI: A imprensa periódica como fonte para a Musicologia» realizam-se nos dias 16-17-18 de Maio de 2019, na NOVA FCSH, organização do Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical (CESEM / NOVA FCSH) e do Núcleo de Estudos em Música na Imprensa (NEMI).

A imprensa periódica, em particular crítica musical, artigos de opinião, notícias e publicidade têm servido de fonte para musicólogos em estudos de biografias de compositores, nos estudos de recepção e de discursos sobre música, entre outros. São documentos com características próprias e que compreendem aspectos da vida musical de um determinado espaço e período e dos agentes, indivíduos ou organizações, que nela participam. Este colóquio pretende suscitar e debater questões relacionadas com textos sobre música na imprensa periódica, do século XIX à actualidade, bem como com problemáticas e metodologias de investigação. Apesar da ênfase na imprensa periódica, propõe-se igualmente a reflexão sobre fontes provenientes de outros meios de comunicação, nomeadamente a rádio, a televisão e a internet.

Com um programa variado, no qual se juntam investigadores provenientes de diversas universidades e institutos da Europa, América do Norte e Brasil, neste colóquio debater-se-ão temas como o papel do crítico de música e o seu processo de escrita, modos de recepção de compositores, obras e intérpretes, imprensa e ideologia, crítica musical em plataformas digitais, a imprensa e a actividade teatral, criação de opinião e o estabelecimento de cânones de música. A keynote convidada é a Prof.ª Doutora Katharine Ellis, da Universidade de Cambridge, que no final da tarde de 17 de Maio apresentará uma palestra com o título Music criticism beyond the Capital City: Smaller Ponds, Bigger Fish, sobre a circulação de modelos de imprensa e de discursos em França, no século XIX. O programa das II Jornadas NEMI inclui ainda um concerto co-organizado pelo MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa com música dos compositores e críticos de música Rui Coelho (1889-1986) e Luís de Freitas Branco (1890-1950).

A entrada nas sessões do colóquio e palestra é aberta a todos os interessados.

 

Comissão Organizadora:

Isabel Pina

Mariana Calado

 

Comissão Científica:

Elena Alessandri

Luísa Cymbron

Manuel Pedro Ferreira

Mário Vieira de Carvalho

Paula Gomes Ribeiro

Paulo Ferreira de Castro

Detalhes

Início:
Maio 16
Fim:
Maio 18
Categoria de Evento:

Local

FCSH/NOVA
Av. Berna 26-C
Lisboa, Portugal
+ Mapa do Google