+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

II Seminários Interdisciplinares de Investigação Manuscritos em Diálogo

Outubro 25 @ 17:00 - 18:30

Papiros imperiais e manuscritos bizantinos: a (des)continuidade da mitografia grega
Nereida Villagra (Centro de Estudos Clássicos, FLUL)
Já no século XIX Johannes Panzer formulou a hipótese de que parte dos relatos mitográficos preservados nos escólios menores a Homero derivasse de um comentário mitográfico, o chamado “Mythographus Homericus”. No século XX, a descoberta e a publicação de diversos papiros de época Imperial com textos paralelos aos preservados nos escólios, demonstrara estar certa esta hipótese. O caso do Mythographus Homericus oferece-nos um belo exemplo para o estudo da evolução do suporte material deste texto des de a época imperial até o período bizantino.
Neste seminário vamos estudar o modo como as historiae mitográficas de dois papiros são integradas nos escólios, marginais ou independentes, de alguns manuscritos de Homero. Os papiros que vamos estudar são o P. Hamb. 199, do séc. II, que conserva três historiae que comentam versos da Ilíada; e o PSI 1173, do séc. III, que conserva 16 historiae sobre versos da Odisseia. Estes casos irão permitir-nos-ão reflectir sobre algumas mudanças de tipo formal na disposição das historiae, como por exemplo a forma dos lemmata, assim como sobre a reutilização deste material narrativo. Numa perspectiva mais abrangente, discutiremos sobre o próprio estatuto da mitografia nas épocas imperial e bizantina.

Esta comunicação será apresentada em português.

Nereida Villagra é investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa desde 2013 com uma bolsa da FCT. O seu projecto individual tem como objetivo estudar as narrativas mitográficas preservadas nos escólios a Homero, Píndaro e Apolónio de Rodes. Obteve o grau de Doutora na Universidade Autónoma de Barcelona no ano 2012, com uma tese que consistiu na edição, tradução e comentário dos fragmentos de Asclepíades de Trágilo. Publicou diversos capítulos e artigos, como “Plato on the Thessalian trick. New interpretation of Gorgias 513b” Greek Roman Byzantine Studies 57/2 and “Time and Space in the myth of Byblis”, in A, Bierl et al. (eds.) Time and Space in Ancient Myth, Religion and Culture, Berlin: De Gruyter. Também participou em diversos Congressos Internacionais e no ano 2014 organizou o seminário “O mito grego: da épica arcaica aos escólios homéricos e a sua recepção” na Universidade de Lisboa, em colaboração com a Universidade Autónoma de Barcelona. No ano 2017 organizou o workshop Internacional “Mythographus Homericus 125 years after Panzer: From scholia to papyri and to the digital era”, também na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Neste momento está a trabalhar na edição dum livro resultante do workshop e também está a preparar um comentário sobre o Mythographus Homericus.


II Seminários Interdisciplinares de Investigação
Manuscritos em Diálogo

Os seminários interdisciplinares de investigação Manuscritos em Diálogo são organizados conjuntamente pelo CESEM e pelo IEM. Estes seminários foram concebidos como eventos didácticos, com o intuito de divulgar informação útil para o estudo e descrição de diferentes tipologias de manuscritos medievais, com especial enfoque nas fontes ibéricas. Com estes seminários pretendem-se criar pontes entre académicos de diferentes domínios promovendo o diálogo entre eles.

A primeira série de seminários Manuscritos em Diálogo teve lugar no segundo semestre de 2018 na FCSH-NOVA. Os estudos apresentados abordaram assuntos relacionados com a cópia de manuscritos de cantochão, as liturgias do Ocidente e do Oriente, conservação e restauro de manuscritos medievais, e iconografia musical.

A nova série de seminários acontecerá mensalmente entre Setembro de 2018 e Janeiro de 2019. As comunicações serão apresentadas em português, castelhano, italiano e inglês. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.

Os seminários de investigação Manuscritos em Diálogo são organizados por Elsa De Luca e Alicia Miguelez.

Descarregar aqui o programa

 

Detalhes

Data:
Outubro 25
Hora:
17:00 - 18:30
Categoria de Evento:

Local

Edifício I&D Sala Multisusos 2
Av. Berna 26
Lisboa, 1069-061 Portugal
+ Mapa do Google