+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

II Seminários Interdisciplinares de Investigação Manuscritos em Diálogo

Setembro 27 @ 10:00 - 12:30

Fontes do canto sacro do Leste: Diálogos entre manuscritos e tradições
Ivan Moody (CESEM – NOVA University of Lisbon) e Svetlana Poliakova (CESEM – NOVA University of Lisbon)
Esta aula aberta providencia informações básicas sobre a liturgia e a música no Oriente cristão. Para além duma análise das caracteristicas mais importantes do rito ortodoxo, examinaremos algumas tradições locais, como por exemplo a tradição da música sacra ortodoxa na Sérvia, que é única. Inicialmente parte do mundo bizantino, a cultura eclesiástica sérvia cedo desenvolveu características muito particulares. Começando com os manuscritos bizantinos da Sérvia medieval, esta parte do seminário traçará o caminho do repertório sacro desde esta época, passando pelo período otomano, em que se tornou uma tradição oral, até ao século XIX, quando começou a ser notado de novo por “melógrafos” como Stevan Mokranjac. Por sua vez, este repertório recuperado como corpo de música escrita formou a base de novos processos de composição polifónica, até aos dias de hoje.

Esta comunicação será apresentada em português no âmbito do projeto do CESEM Canto Cristão do Leste em Portugal.

 

Ivan Moody é compositor, maestro e musicólogo de renome internacional. As suas obras maiores até à data são Passion and Resurrection (1992), o Akáthistos Hymn (1998), e Qohelet (2013). Tem dirigido coros pela Europa toda e na continente Americana. Tem leccionado e escrito sobre a música contemporânea da Rússia, dos Balcãs e da Península Ibérica, sobre a música e a espiritualidade e sobre as culturas musicais do Sul da Europa. Em 2014 publicou o livro Modernismo e Espiritualidade Ortodoxa na Música Contemporânea. É investigador no CESEM – Universidade Nova, Lisboa, Presidente da International Society for Orthodox Church Music membro fundador do painel sobre a música da European Academy of Religion e chefe da secção de música da International Orthodox Theological Association. É protopresbítero do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla na Diocese de Espanha a Portugal.

Svetlana Poliakova é formada pelo Conservatório Superior Tchaikovsky de Moscovo e doutorada pela Universidade Nova de Lisboa. Desde 2008, lecciona formação musical, técnicas de composição, teoria e prática na música do rito bizantino, teoria e análise da música medieval ocidental e baixo contínuo na mesma Universidade, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades, Departamento de Musicologia. Desde 2004 é pesquisadora do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) da Universidade Nova de Lisboa. Fundadora e diretora do Coro Académico Romanos Mélodos, FCSH, UNL, e diretora do Coro de câmara Pravoslava.


II Seminários Interdisciplinares de Investigação
Manuscritos em Diálogo

Os seminários interdisciplinares de investigação Manuscritos em Diálogo são organizados conjuntamente pelo CESEM e pelo IEM. Estes seminários foram concebidos como eventos didácticos, com o intuito de divulgar informação útil para o estudo e descrição de diferentes tipologias de manuscritos medievais, com especial enfoque nas fontes ibéricas. Com estes seminários pretendem-se criar pontes entre académicos de diferentes domínios promovendo o diálogo entre eles.

A primeira série de seminários Manuscritos em Diálogo teve lugar no segundo semestre de 2018 na FCSH-NOVA. Os estudos apresentados abordaram assuntos relacionados com a cópia de manuscritos de cantochão, as liturgias do Ocidente e do Oriente, conservação e restauro de manuscritos medievais, e iconografia musical.

A nova série de seminários acontecerá mensalmente entre Setembro de 2018 e Janeiro de 2019. As comunicações serão apresentadas em português, castelhano, italiano e inglês. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.

Os seminários de investigação Manuscritos em Diálogo são organizados por Elsa De Luca e Alicia Miguelez.

Descarregar aqui o programa

 

Detalhes

Data:
Setembro 27
Hora:
10:00 - 12:30
Categoria de Evento:

Local

Edifício I&D Sala 1.05
Av. Berna, 26
Lisboa, 1069-061 Portugal
+ Mapa do Google