A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

jSymbolic: A Software Application for Music Information Retrieval and Analysis Prof. Cory McKay (McGill University, Montréal, Canadá)

08/03/2018 @ 11:00 - 17:30 WET

NOVA FCSH, Edifício I&D, Sala 1.05
Av. de Berna, 26

8 de Março de 2018, Quinta-feira

11.00 – 13.00 horas

Apresentação

Uma visão geral do jSymbolic. Conceitos centrais relacionados com a música simbólica digital. Características simbólicas e análise de características. Como pode o jSymbolic contribuir para a investigação musicológica em geral. Exemplos de trabalhos de investigação realizados com recurso ao jSymbolic. Como pode o jSymbolic ser expandido para atender às necessidades específicas de um projecto.

14.30 – 17.30 horas

Workshop aberto

Instalação e utilização do jSymbolic. Análise e utilização de recursos depois de obtidos, fazendo uso de ferramentas de extracção, como o Weka, e folhas de cálculo, como o Excel.

Nota: os participantes devem trazer os seus computadores portáteis.

Sobre o jSymbolic: http://jmir.sourceforge.net/

Cory McKay é professor de Música e Humanidades no Marianopolis College e membro integrado do CIRMMT – Centre for Interdisciplinary Research in Music Media and Technology (McGill University, Montréal, Canadá). A sua actividade de investigação centra-se no uso da análise estatística e de técnicas de reconhecimento de elementos recorrentes para detectar, analisar e dar uso a padrões significativos em partituras digitais (enquanto parte do projecto SIMSSA) e na masterização automatizada de gravações áudio (enquanto consultor da LANDR). É também o responsável e designer principal do jMIR, uma estrutura de software multimodal para realizar investigação em recuperação de informação musical (MIR).

Organização: CESEM, no âmbito do projecto PTDC/CPC-MMU/0314/2014

Data: