+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Seminários Interdisciplinares de Investigação Manuscritos em Diálogo

Maio 28 @ 17:00 - 18:30

A monodia medieval litúrgica bracarense no contexto ibero-aquitano: afinidades e divergências no responsorial
No ocaso do século XI, e à semelhança de tantas outras práticas litúrgicas ibéricas, o uso de Braga viu-se obrigado, por decreto papal, a abdicar da liturgia hispano-visigótica, que durante tantos séculos acolhera, para receber o rito romano-franco, cuja introdução a sul dos Pirinéus foi mediada pelas casas cluniacenses sul-francesas, sobretudo as da região da Aquitânia. À semelhança do que foi já comprovado no plano estritamente litúrgico, também no plano musical a investigação vem-nos dando indícios enquadráveis neste panorama histórico. O estudo a apresentar sugere que as melodias bracarenses se situam eminentemente numa tradição musical ibero-aquitana geograficamente ampla, não obstante alguns exemplos pontuais, mas significativos, de afinidades mais estreitas. Sem relação directa com o caso bracarense, outras afinidades ainda merecerão a nossa atenção, seja pela forma como se evidenciaram no processo de comparações melódicas, seja pelo acréscimo que trazem ao conhecimento da monodia litúrgica no espaço medieval ibérico.
Diogo Alte da Veiga (CESEM, NOVA FCSH)

Seminários Interdisciplinares de Investigação Manuscritos em Diálogo

A ideia de reunir investigadores num espaço de investigação interdisciplinar para discutir alguns aspectos específicos relacionados à música, à liturgia, à arte, à paleografia e à conservação dos manuscritos ibéricos decorreu no seguimento da celebração da Conferência Interdisciplinar sobre Manuscritos Ibéricos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades, Lisboa, Outubro de 2017).

No seguimento de esta iniciativa, este Seminário de Investigação Interdisciplinar visa aprofundar o estudo e a descrição de diferentes aspectos dos manuscritos ibéricos, designadamente do período medieval, mas não só. A iniciativa visa criar pontes entre estudiosos de diferentes áreas quer das Humanidades quer das Ciências Experimentais, e promover o diálogo e intercâmbio científico entre eles.
As sessões decorrerão uma vez por mês durante o segundo semestre do ano 2017-2018, com entrada livre.

Idiomas oficiais: Português, Espanhol, Inglês e Francês.

Organização: Elsa De Luca (CESEM, NOVA FCSH); Alicia Miguélez (IEM, NOVA FCSH)

Descarregar o programa completo

Detalhes

Data:
Maio 28
Hora:
17:00 - 18:30
Categoria de Evento:

Local

Edifício I&D Sala Multisusos 2
Av. Berna 26
Lisboa, 1069-061 Portugal
+ Mapa do Google