+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Seminários Interdisciplinares de Investigação Manuscritos em Diálogo

Abril 18 @ 17:00 - 18:30

Conservação e restauro de manuscritos medievais: da avaliação técnica à intervenção
Maria João Melo, Rita Araújo, Paula Nabais (DCR, NOVA FCT)
Os nossos estudos, em colecções de manuscritos iluminados em colecções portuguesas, mostram que a cor como chegou até nós, não foi intervencionada; o códice pôde ser preservado ao longo dos séculos, mantendo a integridade do seu conteúdo, porque reencadernado sempre que necessário. A originalidade e importância deste códice medieval prende-se tanto com a beleza e informação que veiculam como com o facto de serem os únicos sobreviventes da cor medieval não restaurada.
A conservação da matéria de que é feita o códice medieval, preservando a sua originalidade, é um grande desafio; que poderá ser levado a cabo com sucesso ultrapassando as fronteiras entre as ciências sociais e naturais, criando pontes que permitam uma abordagem realmente holística ao seu estudo, preservação e fruição.
Nesta apresentação usaremos exemplos da nossa investigação, integrando todas as componentes deste objecto tridimensional: a encadernação, suporte em pergaminho, iluminura e tinta de escrita.

Seminários Interdisciplinares de Investigação Manuscritos em Diálogo

A ideia de reunir investigadores num espaço de investigação interdisciplinar para discutir alguns aspectos específicos relacionados à música, à liturgia, à arte, à paleografia e à conservação dos manuscritos ibéricos decorreu no seguimento da celebração da Conferência Interdisciplinar sobre Manuscritos Ibéricos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades, Lisboa, Outubro de 2017).

No seguimento de esta iniciativa, este Seminário de Investigação Interdisciplinar visa aprofundar o estudo e a descrição de diferentes aspectos dos manuscritos ibéricos, designadamente do período medieval, mas não só. A iniciativa visa criar pontes entre estudiosos de diferentes áreas quer das Humanidades quer das Ciências Experimentais, e promover o diálogo e intercâmbio científico entre eles.
As sessões decorrerão uma vez por mês durante o segundo semestre do ano 2017-2018, com entrada livre.

Idiomas oficiais: Português, Espanhol, Inglês e Francês.

Organização: Elsa De Luca (CESEM, NOVA FCSH); Alicia Miguélez (IEM, NOVA FCSH)

Descarregar o programa completo

Detalhes

Data:
Abril 18
Hora:
17:00 - 18:30
Categoria de Evento:

Local

Edifício I&D Sala Multisusos 2
Av. Berna 26
Lisboa, 1069-061 Portugal
+ Mapa do Google