+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Seminários Interdisciplinares de Investigação Manuscritos em Diálogo

Fevereiro 26 @ 17:00 - 18:30

Sobre as origens do Missal de Salamanca
O Missal de Salamanca (E-SAu Ms 2637) está datado da segunda metade do séc. XII ou de inícios do séc. XIII. O manuscrito tem a notação musical completa e contem a figura característica do punctum em losango utilizada para assinalar a nota mais grave do semi-tom, utilização que irá gradualmente tornar-se mais comum em manuscritos provenientes da zona ocidental da Península Ibérica nos séculos seguintes. No que diz respeito às origens do Missal, estudos anteriores colocaram a hipótese de ser originário dos scriptoria de Silos e de San Millán de la Cogolla. Durante o seminário iremos observar em detalhe os conteúdos do Missal, e discutí-los relativamente às hipóteses anteriores sobre a origem do manuscrito e delinear a sua história recente em Salamanca. Para concluir, irão participar alguns especialistas em História de Arte na apresentação e trazer novos dados para a discussão de qual será a origem do Missal de Salamanca.
Océane Boudeau (CESEM, NOVA FCSH), Fernando Villaseñor (UNICAN)

Seminários Interdisciplinares de Investigação Manuscritos em Diálogo

A ideia de reunir investigadores num espaço de investigação interdisciplinar para discutir alguns aspectos específicos relacionados à música, à liturgia, à arte, à paleografia e à conservação dos manuscritos ibéricos decorreu no seguimento da celebração da Conferência Interdisciplinar sobre Manuscritos Ibéricos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades, Lisboa, Outubro de 2017).

No seguimento de esta iniciativa, este Seminário de Investigação Interdisciplinar visa aprofundar o estudo e a descrição de diferentes aspectos dos manuscritos ibéricos, designadamente do período medieval, mas não só. A iniciativa visa criar pontes entre estudiosos de diferentes áreas quer das Humanidades quer das Ciências Experimentais, e promover o diálogo e intercâmbio científico entre eles.
As sessões decorrerão uma vez por mês durante o segundo semestre do ano 2017-2018, com entrada livre.

Idiomas oficiais: Português, Espanhol, Inglês e Francês.

Organização: Elsa De Luca (CESEM, NOVA FCSH); Alicia Miguélez (IEM, NOVA FCSH)

Descarregar o programa completo

Detalhes

Data:
Fevereiro 26
Hora:
17:00 - 18:30
Categoria de Evento:

Local

Edifício I&D Sala Multisusos 2
Av. Berna 26
Lisboa, 1069-061 Portugal
+ Mapa do Google