Investigação

O CESEM é uma unidade de investigação dedicada ao estudo da Música, em termos disciplinares e interdisciplinares, partindo de uma variedade de abordagens decorrentes das mais actuais perspectivas e tendências metodológicas das Ciências Sociais e Humanas.

Sediado na NOVA FCSH, inclui também investigadores a trabalhar nos pólos dos Institutos Politécnicos de Lisboa (ESML) e do Porto (ESMAE) e da Universidade de Évora. A sua estrutura interna está organizada em cinco grupos: Estudos de Música Antiga, Música no Período Moderno, Música Contemporânea, Teoria Crítica e Comunicação (com dois núcleos: Música e Pensamento e SociMus-Sociologia da Música) e Educação e Desenvolvimento Humano. Existem ainda oito linhas temáticas, que permitem aos investigadores dos vários grupos colaborar em temas transversais: Estudos Luso-Brasileiros, Música e Interpretação, Estudos de Ópera, Iconografia Musical, Música e Literatura, Paleografia e Edição de Música; Efeitos Terapêuticos da Música e, mais recentemente, Estudos de Música, Género e Sexualidades. O trabalho do CESEM inclui uma intensa atividade laboratorial baseada em cinco laboratórios, tanto nas suas instalações nos campus da NOVA FCSH como no pólo da ESML.