+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Educação e desenvolvimento humano

O GEDH (Grupo de Educação e Desenvolvimento Humano) integra um conjunto de investigadores com experiência em ensino, desempenho e intervenção artística na comunidade, partilhando o ideal de desenvolvimento humano e a promoção do bem estar social mediado pela música.

É adoptada uma perspectiva eclética em termos de metodologia de pesquisa. O LAMCI – Laboratório de Música e Comunicação na Infância, criado em 2009 na sequência de um longo trabalho de divulgação e formação na área da Psicologia e da Pedagogia Musical, oferece condições logísticas que tornam possível estudar comportamentos de interacção musical semelhantes aos que se podem observar em situações de observação naturalista.

O grupo segue uma filosofia distintiva, caracterizada pela adopção de fórmulas de trabalho que articulam Investigação, Formação, Criação e Intervenção.

Com uma forte intervenção artística, alguns dos trabalhos deste grupo têm sido reconhecidos internacionalmente pela originalidade e liderança na concepção de práticas educativas dirigidas à infância e primeira infância.

Objectivos

* Reflectir sobre processos de ensino e aprendizagem, cognição e fruição musical numa perspectiva interdisciplinar e abrangente.

* Investigar processos de comunicação e de desenvolvimento musical desde a primeira infância

* Criar metodologias e projectos de intervenção musical na comunidade adequados a populações com necessidades específicas em diferentes contextos educativos, sociais e terapêuticos.

* Dinamizar a implementação da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon no âmbito do ensino genérico e vocacional de música.

* Fomentar a área de estudos artísticos para a infância adoptando fórmulas de trabalho que conciliem investigação, formação, criação artística e intervenção na comunidade.

* Incrementar a produção de trabalhos e a formação de recursos humanos enquadrados dentro das áreas da Psicologia da Música, da Pedagogia Musical e das Terapias Expressivas.

 

Se quiser saber mais sobre as actividades deste grupo clique aqui

 

Equipa

Coordenadora

Helena Rodrigues

Vice-coordenador

Paulo Ferreira Rodrigues

 

Investigadores Doutorados

Celina Arroz; Cristina Faria; Eduardo Lopes; Francisco Cardoso; João Nogueira; João Reigado; Maria Eduarda Carvalho

Doutorandos

Ana Isabel Pereira; Ariana Perazzo; Carlos Damas; Ekanem Ebinne; Daniela Morais; Luísa Tender; Maria José Barriga; Nuno Arrais; Teresa Marinho

 

Colaboradores

Abel Arez; Adriana AguiarAna Isabel Marques; Ana Paula Almeida; António Ligeiro; António Rocha; António Rodrigues; Carlos Antunes; Cláudia Galante; Fernanda Lopes; Helena CaspurroMaria Alexandra GraçaManuela da Encarnação; Mariana VencesNancy Lee Harper; Ricardo Martins; Susana Cabral;  Tiago Veiga

 

Serviços prestados à comunidade

Música de ColoAos Sábados de manhã, no LAMCI, há sessões de música para pais e bebés. Um espaço para INVESTIGAR-FORMAR-CRIAR-INTERVIR

 

Projectos financiados

2015-2018 GermInArte – TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância

Parceria: LAMCI-CESEM e Companhia de Música Teatral

Entidade financiadora: Fundação Calouste Gulbenkian

Coordenação: Helena Rodrigues; Coordenação executiva: Paulo Ferreira Rodrigues; Direcção Artística: Paulo Maria Rodrigues

Descrição: GermInArte tem como finalidade a qualificação de recursos humanos e profissionais para a primeira infância, desenhando e implementando modalidades de formação de carácter artístico e musical. Mais informação em www.musicateatral.com/germinarte


2010 – 2014 Opus Tutti – Práticas artísticas na criação de raízes sociais e educativas

Parceria: LAMCI-CESEM e Companhia de Música Teatral

Entidade financiadora: Fundação Calouste Gulbenkian

Coordenação: Helena Rodrigues; Direcção Artística: Paulo Maria Rodrigues

Descrição: Opus Tutti visou a concepção de boas práticas de intervenção na comunidade dirigidas à infância e primeira infância. Integrou acções dirigidas a diversos públicos-alvo. Criou modelos e materiais de trabalho direccionados à primeira infância, numa intervenção transversal a vários agentes educativos e sociais; ofereceu diversas oportunidades de fruição artística e interacção social desenvolveu modelos de formação “imersiva” e “implosiva” na área artística; realizou experiências piloto no Centro Infantil Roseiral, intervindo ao nível das práticas culturais e educativas das famílias e profissionais; Iniciou trabalhos visando a descrição do comportamento de bebés e da díade cuidador-bebé em situações de exposição a performances de carácter artístico.


2011-2012 Artistic Creation for Infancy: from the observation of its impact to the construction of new scientific paradigms in early infancy

Financiamento: VLAC – Vlaams Academish Centrum, Royal Flemish Academy of Belgium for Science and the Arts. Apoio: Companhia de Música Teatral

Coordenação: Gerrit Loots (Vrije University) e Helena Rodrigues (FCSH-UNL). Investigadora participante: Martine Van Puyvelde

Descrição: Este projecto visou: a) a criação e aplicação de um programa artístico-terapêutico mediado pela música no hospital psiquiátrico de Zoertsel para bebés e Mães com depressão pós-natal; b) iniciar a reflexão e concepção de registos de observação de crianças entre os 0-24 meses participantes em criações artísticas dirigidas à infância.


2007-2011 Desenvolvimento Musical na Infância e Primeira Infância –PTDC/EAT/68361/2006

Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia

Coordenação: Helena Rodrigues

Instituições participantes: Institute for Music in Human and Social Development e Companhia de Música Teatral

Descrição: Este projecto visou o estudo do desenvolvimento musical na infância tendo realizado trabalhos em quatro âmbitos temáticos: a) Estudos sobre a vocalização de bebés face à música e à linguagem; b) Estudos sobre percepção e aprendizagem de cançãoes manipulando palavras e melodia; c) Estudos no âmbito do movimento e do desenvolvimento rítmico. d) Estudos no âmbito da utilização de linguagem metafórica como meio de ensino de expressividade musical.

Palavras-chave: infância; vocalizações; movimento; ritmo; emoção; linguagem metafórica; expressividade