Estudos de Música Antiga

Este grupo de investigação dedica-se à problemática da música historicamente documentada até ao início do século XVIII, incluindo a inventariação, disponibilização e edição de fundos musicais ou repertórios específicos por meios tradicionais ou na internet, o estudo do seu horizonte social, cultural e geográfico numa perspectiva abrangente, a investigação das suas dimensões estética e interpretativa e a sua recuperação para o universo sonoro, sem esquecer a teoria musical correspondente. Tem como objecto central a música conhecida, praticada ou textualmente preservada na Península Ibérica e nas antigas colónias, em particular a que se relaciona com os territórios portugueses, procurando integrar o seu conhecimento na consciência e no discurso musicológico internacional sobre música antiga. Fomenta igualmente a formação avançada de carácter interdisciplinar, que habilita à compreensão e ao tratamento das fontes e dos seus conteúdos. A ética de trabalho do grupo assenta na promoção da cooperação nacional e internacional e no livre acesso às fontes recolhidas e aos resultados da investigação.

Equipa actual

João Pedro d’Alvarenga (Investigador FCT)

Investigadores doutorados

Andrew Woolley (Investigador FCT); Bernadette Nelson (Bolseira de pós-doutoramento); Elsa De Luca (Bolseira de pós-doutoramento); Esperanza Rodríguez-García (Bolseira de pós-doutoramento); Filipe Mesquita de Oliveira (Universidade de Évora); Graça Videira Lopes (Colaboradora); João Vaz (Escola Superior de Música de Lisboa); Jorge MattaJosé Maria Pedrosa Cardoso (Universidade de Coimbra, colaborador); Luísa Correia Castilho (Escola Superior de Artes Aplicadas, Castelo Branco); Manuel Pedro Ferreira; Maria Adelaide Miranda (Colaboradora); Océane Boudeau (Bolseira de pós-doutoramento); Pedro Couto Soares (Escola Superior de Música de Lisboa); Pedro Sousa Silva (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Porto); Svetlana Poliakova (Bolseira de pós-doutoramento)

Doutorandos

Alberto Medina de SeiçaAna Gaunt (University of Oxford, UK); Cristina CotaDiogo Alte da Veiga (Bolseiro de investigação); Luís Henriques (Universidade de Évora, bolseiro de doutoramento); Rui Araújo (Técnico de investigação)

Mestres

Fernando Oliveira (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Porto, bolseiro de investigação)

Mestrandos

Carla CrespoCátia Paula SilvaMaria Fernandes (Bolseira de iniciação científica); Mariana Lima (Bolseira de investigação); Nuno Mendonça Raimundo (Bolseiro de investigação); Zuelma Chaves (Bolseira de investigação)

Licenciados

António Baptista

Projectos financiados

2016-2019 A anatomia da polifonia ibérica de finais do século XV e inícios do século XVI: Análise global, filologia e edição crítica de repertórios subsistentes, PTDC/CPC-MMU/0314/2014. Financiamento total: € 183.211,00. Equipa de investigação: João Pedro d’Alvarenga (IP), Bernadette Nelson, Carolyn Ponce, Emilio Ros-Fábregas, Isabel Pires, Kenneth Kreitner, Owen Rees, Tess Knighton, Esperanza Rodríguez-García (BPD). Assistente de investigação: Nuno Raimundo (BI). Em execução. Ler mais sobre este projecto >

2015-2016 Acervo histórico do Mosteiro de Arouca: Recuperação e catalogação, Fundação Calouste Gulbenkian, Proc. 138407. Instituição beneficiária: Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda. Instituição parceira: INET-md. Financiamento total: € 19.840,00. Equipa de investigação: Manuel Pedro Ferreira (IP), Arnaldo de Pinho, Inês Correia, Adelaide Miranda, Vasco Negreiros, Ana Sá Carvalho, Teresa Lança Ruivo, Maria José Almeida Mendes, Dulcineia Trancho Loureiro. Assistentes de investigação: Diogo Alte da Veiga, Zuelma Chaves. Concluído.

2010-2013 Intercâmbios musicais, 1100-1650: A circulação de música antiga na Europa e além-mar em fontes ibéricas ou conexas, PTDC/EAT-MMU/105624/2008. Financiamento total: € 150.000,00. Equipa de investigação: Manuel Pedro Ferreira (IP), Bernadette Nelson, João Pedro d’Alvarenga, Elena Sorban, Ivan Moody, Pedro Sousa Silva, Elsa De Luca, Diogo Alte da Veiga, Rui Araújo, Mara Fortu, Adriana Latino, Tess Knighton, Katherine Helsen, Owen Rees, Leandra Scappaticci. Assistentes de investigação: Ana Sá Carvalho, Carla Crespo, Zuelma Chaves. Concluído.

2007-2008 Antologia: A música em Portugal até ao Renascimento, Instituto das Artes, Apoios Pontuais 2007, PP07-331. Equipa de investigação: Manuel Pedro Ferreira (IP). Concluído.

2005-2008 Levantamento digital de património musical manuscrito (antes de 1600), POCTI/EAT/46895/2002. Equipa de investigação: Manuel Pedro Ferreira (IP). Assistente de investigação: Diogo Alte da Veiga. Concluído.

2005-2008 Confluências culturais na música de Alfonso X, POCTI/EAT/38623/2001. Equipa de investigação: Manuel Pedro Ferreira (IP). Assistente de investigação: Rui Araújo. Concluído.