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Teoria crítica e comunicação

O GTCC promove abordagens interdisciplinares a práticas, processos e comportamentos musicais numa acepção social, discutindo as tecnologias, discursos, mecanismos de poder que as informam e incorporando esta inquirição nos quadros do pensamento contemporâneo no âmbito das ciências sociais. O grupo estabelece-se como um fórum de discussão, procurando estabelecer transversalidades entre áreas disciplinares, académicas, artísticas e promover a produção de conhecimento fraturante a nível internacional. A integração e apoio científico a jovens investigadores e o trabalho em equipa são especialmente valorizados. A equipa promove o intercâmbio regular de informação entre os seus membros, que são convidados a apresentar e discutir o seu trabalho num encontro anual que decorre entre Abril e Julho.

A produção do grupo não se restringe a um período histórico determinado, a um espaço geográfico, a uma área temática ou ao uso de um conjunto circunscrito de métodos. As suas atividades definem-se pelo exercício do pensamento crítico, pelo uso de métodos e estratégicas de investigação avançadas e interdisciplinares no âmbito das ciências sociais, por uma diversidade de pluralidade de objetos de estudo, pelo cruzamento informado de abordagens e pontos de vista e pode ser globalmente caracterizado por uma orientação dialógica e dialéctica.

Entre outras temáticas e problemas, o grupo desenvolve o estudo de discursos e representações musicais como mecanismos sociais e de poder bem como problemas fraturantes nos domínios da sociologia, semiótica, comunicação, iconografia e filosofia da música ou a investigação artística (visam-se, entre outros aspetos, vetores e expressões da cultura sonora, musical e visual, expressões sonoras e musicais em espaços e sociabilidades específicas, celebridade e fandom, ópera, intertextualidade e intermedialidade, multimédia, internet, televisão e cinema, género, novas indústrias criativas, dinâmicas de interatividade, cibercultura e internet, circulação e comunicação musical…). Os investigadores que constituem o GTCC exploram problemas epistemológicos que visam também a disciplina musicológica, observando as suas práticas e ideologias, organização institucional, paradigmas e modos de construção de conhecimento. O estudo dos fenómenos de produção compositorial e o do relacionamento entre a música e as diversas artes, media e práticas culturais assume-se como central nas preocupações do grupo, e pode encontrar-se nos diversos estudos realizados ou em curso nos domínios da literatura, teatro, dança, artes visuais, cinema, vídeo, cyber arts, videojogos, televisão, internet, ópera entre outros.

Os investigadores da presente equipa incluem-se em redes de cooperação académica internacional e dinamizam uma diversidade de ações de divulgação do conhecimento, situações observáveis na produtividade científica e artística do grupo.

Algumas áreas, tópicos e problemas de investigação do grupo:

  • Filosofia da música
  • Sociologia da música
  • Iconografia musical
  • Música, media e comunicação
  • Semiótica da música
  • Intertextualidade e intermedialidade em música
  • Performance e investigação artística
  • História cultural da música
  • Música, literatura, artes visuais
  • Estudos do som e da imagem como cultura
  • Música, cibercultura e cyber arts
  • Música em audiovisuais
  • Antropologia da música
  • Música, política e poder
  • Epistemologia das ciências musicais
  • Teatro musical, multimedia, encenação e dramaturgia
  • Música em videojogos
  • Gosto musical e estratificação social