(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

Efeitos Terapêuticos da Música

Coordenadora: Eduarda Carvalho

PROPÓSITO:

A linha temática Efeitos Terapêuticos da Música (LETM) tem como finalidade a investigação multidisciplinar e interdisciplinar entre temáticas de interesse dos vários grupos do CESEM que possam contribuir para o desenvolvimento da investigação no âmbito dos Efeitos Terapêuticos da Música. As áreas temáticas de estudo podem incidir em diferentes populações do ciclo vital humano em situação de vulnerabilidade com o objetivo de prevenção ou intervenção terapêutica.

A LETM incentiva a participação de investigadores (Juniores e Seniores) com diferentes níveis de experiência assim como a consultoria de outros profissionais e peritos no âmbito das Ciências Médicas mediante a ligação entre a Universidade e as Instituições de prestação de cuidados de saúde, nomeadamente Hospitalares.

HISTORIAL

A LETM foi constituída em 2014 a partir do interesse manifestado por alguns Membros Integrados no Grupo de Educação e Desenvolvimento Humano. Os projetos desenvolvidos e em curso têm incidindo, particularmente, em metodologias de investigação-ação, observação participante e microanálise em grupos de etapas mais precoces do desenvolvimento humano, designadamente grávidas e mães adolescentes, observação de marcadores do comportamento fetal em contexto de ecografia e interação vocal, observação de indicadores fisiológicos em díades mães-bebés pré-termo em contexto de uma Unidade de Cuidados Neonatais.

PROJETOS EM CURSO (2015-2019):

I – A fala materna vs. o canto materno na condição do método canguru: análise dos parâmetros vitais neonatais maternos e da relação contingente das díades pré-termo (Investigador Responsável: Eduarda Carvalho) projeto validado pela Comissão de Ética do Centro Hospitalar de Lisboa Central em 10 de Março de 2016, Maternidade Dr. Alfredo Da Costa – Unidade de Neonatologia, Parceria com BabyLab Nanterre – Paris X e Faculdade de Psicologia – UL.

II – Estudo longitudinal das interações vocais com amostra de grávidas com experiência de grupo de canto pré-natal: observações numa ecografia 4D e durante o primeiro ano de vida do bebé na condição da fala e do canto materno (em curso desde março de 2019, LAMCI-CESEM).


PALAVRAS-CHAVE:

– MUSICOTERAPIA

– IDENTIDADE SONORO-MUSICAL

– MUSICALIDADE COMUNICATIVA

– IMPROVISAÇÃO MUSICAL E CRIATIVIDADE

– COMPOSIÇÃO MUSICAL E ESCRITA DE CANÇÕES

– VOZ, CORPO E MOVIMENTO

– ESCUTA MUSICAL E EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES

– MÚSICA E MAGINÁRIO GUIADO

– EFEITOS SONOROS E INSTALAÇÕES SONORAS

 

MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO:

OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE

OBSERVAÇÃO ÁUDIO/VÍDEO

MICROANÁLISE

MARCADORES FISIOLÓGICOS, BIOLÓGICOS OU NEUROLÓGICOS