CYSMUS – Estudos Avançados em Música e Cibercultura

Untitled

O CysMus define-se como um núcleo de investigação que integra investigadores e estudantes de diferentes graus académicos com um interesse comum: a exploração das diferentes práticas e interacções musicais no panorama actual de sociabilidades e comunidades existentes na internet of things. As bases teóricas do núcleo procuram ser interdisciplinares, de modo a formar um enquadramento que se adeqúe à complexidade dos objectos e processos estudados.

Com esse objectivo em vista, as suas abordagens integram perspectivas e metodologias da musicologia, sociologia e antropologia da música, game studies, estudos culturais, estudos digitais, media and communication studies, música e cinema, narratologia, entre outros. O CysMus integra também o núcleo mais abrangente SociMus, dedicado à investigação de uma grande variedade de práticas musicais partindo dos preceitos e ferramentas da sociologia da música.

Estas motivações do CysMus advêm em grande parte do reconhecimento do quão prevalentes e determinantes são as sociabilidades e fenómenos culturais desenvolvidos numa multiplicidade de plataformas online e criações audiovisuais. Advêm, também, da consciência de que esses mesmos meios e produtos são ainda pouco representados e discutidos em estudos académicos, sobretudo quando atendendo à sua enorme quantidade e impacto actualmente. Com essas preocupações em vista, entre as várias questões e problemáticas que o CysMus pretende abordar podem destacar-se:

• O estudo de cibercomunidades e da cultura de fãs em torno de determinados músicos e criações musicais, bem como as múltiplas políticas de interactividade e sociabilidades entre utilizadores, consumidores, criadores e empresas;
    A análise de música em tipos variados de produtos audiovisuais digitais (videojogos, séries, filmes, spots publicitários, videoclips, entre outros);
  • A exploração dos modos de circulação e partilha de materiais ou conteúdos audiovisuais em diversas plataformas e sistemasonline (como o streaming, liveblogging, Youtube e outras plataformas de partilha de conteúdos, redes sociais), juntamente com a co-produção e co-criação de produtos audiovisuais por parte de utilizadores, e a sua possível capitalização por entidades ou empresas online;
  • O estudo das transformações de determinadas profissões e práticas musicais, associadas a novas lógicas de direitos de autor e hipóteses de comercialização e disseminação.
  • O CysMus procura assim contribuir para a criação de intersecções entre os estudos de videojogos, cinema, televisão, internet, e outros media com a investigação em música. Para além disso, tem como objectivo dinamizar encontros científicos, workshops e outros eventos pontuais onde se possam reunir todos os interessados, independentemente do seu background ou experiência, de modo a criar um espaço de discussão e partilha de ideias que visem estas questões, que considera incontornáveis e essenciais de serem abordadas e exploradas.

Equipa: Paula Gomes Ribeiro, Júlia Durand, Joana Freitas, André Malhado, Marcelo Franca, Filipa Cruz, Vasco Completo, João Porfírio, Pedro Macedo Camacho, Rodrigo Lourenço, Fábio Rodrigues, Hugo Paquete, Marília  Moledo, Tiago Fonseca (voluntário GTCC), Luís Espírito Santo (colaborador externo), Daniel Camalhão (colaborador externo)

Informações e contactos:

cysmusportugal@gmail.com