+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa

NEMI_letra máquina escrever

O Núcleo de Estudos em Música na Imprensa – NEMI – reúne membros e colaboradores do CESEM que têm vindo a estudar textos sobre música na imprensa periódica portuguesa dos séculos XIX, XX e XXI, em forma de críticas e crónicas de música, ou que se cruzem com este tipo de fontes e documentos durante as suas investigações. Enquanto núcleo de trabalho, tem por objectivo promover o encontro e diálogo entre investigadores e o debate e estudo sobre a presença e os discursos da música na imprensa periódica.

De entre as problemáticas que o NEMI procura abordar incluem-se:

  • Análise do lugar da música no âmbito da imprensa periódica política, cultural, literária e artística;
  • Levantamento e estudo da imprensa teatral e musical publicada em Portugal de meados do século XIX à actualidade;
  • Reflexão de novos meios e plataformas de publicação de textos de carácter jornalístico sobre música;
  • Aprofundar o conhecimento sobre as personalidades que colaboravam na imprensa, de editores e directores de periódicos a redactores, críticos e cronistas de música;
  • Focar aspectos de redes de sociabilidade e de poder entre os vários agentes envolvidos (periódicos, críticos, compositores e intérpretes e instituições);
  • Estudar modelos de crítica e crónica musical;
  • Analisar os discursos sobre música na imprensa periódica, a recepção crítica de obras musicais, compositores e intérpretes, assim como a disseminação de ideias e ideologias e das práticas musicais.

Desta forma, o NEMI procura contribuir para um melhor conhecimento da presença e da importância de textos sobre música na imprensa periódica em Portugal, a partir de um olhar interdisciplinar sobre o tema que abarca a história da música, a sociologia da música, história política, jornalismo e a análise de discurso.

O NEMI insere-se no SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, do CESEM-FCSH/NOVA.

Coordenação: Mariana Calado

Vice-coordenação: Isabel Pina

Membros: Bárbara Raposo, Edward Abreu, Filipe Gaspar, João Romão, Manuel Pedro FerreiraMaria José Artiaga, Mário Vieira de Carvalho, Paula Gomes Ribeiro, Paulo Ferreira de Castro, Rosa Paula Pinto.