+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Núcleo Caravelas

Coordenador: David Cranmer

Desde o momento da descoberta do Brasil, em 1500, até à sua independência em 1822, Portugal e o Brasil integraram o mesmo estado. Desde então, os dois países continuam a manter laços mais ou menos estreitos em termos diplomáticos, económicos, sociais e culturais, resultando num intercâmbio constante de pessoas e ideias a muitos níveis. A história da música dos dois países possui igualmente bastante em comum. O Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileiro procura focar conscientemente a articulação entre os dois países, assim como fomentar interesse neste campo. Foi fundado no seio do CESEM em 2008, tendo sido criado um Pólo Brasil, em 2016, sediado na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Núcleo Caravelas reúne-se informalmente todos os anos num “Simpósio Anual”, que permite divulgar aos membros informações sobre as atividades do Núcleo, assim como uma sessão de apresentações informais de projetos coletivos ou individuais em curso e discussão sobre as mesmas. Aproximadamente de dois em dois anos promove um Congresso de maior porte. Contudo, o seu instrumento principal de divulgação e intercâmbio é o seu site: www.caravelas.com.pt, que disponibiliza, entre outras coisas:

– o Newsletter trimestral (agosto, novembro, fevereiro e maio), para o qual um grande número de membros contribuem

– as atas dos Congressos promovidos pelo Caravelas

– o Dicionário Biográfico Caravelas (em constante atualização)

– edições de partituras

– imagens (sobretudo postais antigos) de músicos e de lugares onde se fazia música

– textos

– outros recursos

 

O Caravelas funciona com base na livre partilha de recursos e conhecimentos. Tudo é contribuído gratuitamente e oferecido ao público no mesmo espírito.