Núcleo de Iconografia Musical

O Núcleo de Iconografia Musical (NIM) é constituído por uma equipa de seis investigadores que, desde o ano 2000, se têm centrado na pesquisa e estudo de fontes iconográfico-musicais portuguesas e internacionais. Neste domínio foram entretanto concluídas quatro teses de mestrado e três dissertações de doutoramento. Tendo abordado diversas temáticas, de acordo com as diferentes propostas e projectos em que tem participado, a investigação principal abrange um largo período desde a arqueologia musical até ao século XXI, com incidência nos estudos de diferentes tipos de fontes/suportes com representações musicais abordadas a partir de um ponto de vista iconográfico e iconológico:

– Objectos arqueológicos em Portugal e no Mediterrâneo

– Fontes iconográficas da Idade Média e Renascimento

– Pintura portuguesa do Renascimento e Barroco

– Azulejaria dos séculos XVII ao XXI

– Caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro (ópera do século XIX em Portugal)

– Teatro de S. Carlos

– Estudos de música popular

– Discos de vinil, capas de álbum

– Estudos sobre a banda britânica Queen

– Arte urbana contemporânea

– Fontes de âmbito Ibero-Americano

– Estudos sobre Oriente e Orientalismo

Actualmente o NIM é constituído pelos Doutores Luzia Aurora Rocha (Coordenadora), Luís Correia de Sousa e Nicola Bizzo, pelos Mestres Ana Dias e Sónia Duarte e pela bolseira de iniciação científica (BIC) Maria Fernandes. Entre as actividades desenvolvidas pelo núcleo destacam-se a catalogação de caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro sobre a ópera no Teatro de S. Carlos de Lisboa (I série do Jornal O Antonio Maria) na base de dados do CESEM, Music Query, a participação no Images of Music – A Cultural Heritage, projecto co-financiado pela União Europeia através do programa Culture-2000, a tradução para português da tabela Hornbostel Sachs, e o desenvolvimento de uma Base de Dados, fruto da parceria entre o CESEM e o Grupo de Iconografia Musical da Universidad Complutense de Madrid (Coord. Cristina Bordas Ibañez) e AEDOM. O NIM desenvolve formação na área da Iconografia Musical, regularmente, destacando-se o curso internacional Musical Iconography Lab, projecto pioneiro com formato de “Laboratório”, decorrido na Universidade NOVA de Lisboa no ano de 2010.

O NIM é membro do “Study Group on Musical Iconography” (membro fundador) e do “Study Group for Latin America and the Caribbean” da International Musicological Society.

Os membros do NIM contam com publicações individuais de livros, capítulos de livro, artigos em periódicos nacionais e internacionais de referência e indexados na Web of Science. Como projecto colectivo, destaca-se uma série de volumes temáticos com várias colaborações de âmbito nacional e internacional.