+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Alê Damasceno

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Alê Damasceno

Estudante
hi@aledamasceno.com
Nota Biográfica:

Mestre em Música pela UNICAMP na área de Performance Musical, Especialista em Docência no Ensino Superior pela FMU e Bacharel em Música – instrumento Bateria – pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, atualmente é doutorando em Artes Musicais – Performance, pela Universidade Nova de Lisboa. Possui mais de 20 anos de experiência como professor de bateria em instituições de ensino reconhecidamente relevantes no cenário artístico de São Paulo (Brasil), como a Faculdade de Artes Alcântara Machado, Faculdade Santa Marcelina e Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Como instrumentista, participou da gravação de vários CDs/DVDs de música popular e instrumental brasileira, entre eles o DVD da cantora Zizi Possi: Para Inglês Ver e Ouvir, indicado ao Prêmio TIM 2006. Os CDs Novos Ares e Paisagens, do guitarrista Flávio Barba. O CD do cantor e compositor Cid Campos (filho do poeta Augusto de Campos) e o CD Piratininga, do grupo de música instrumental brasileira Aquilo Del Nisso, que conta com 6 álbuns gravados ao longo dos 20 anos de sua existência. Participou também de shows com artistas ao redor do mundo como, Phil deGreg (EUA), Vincent Gardner (EUA), Miles Osland (EUA), Jaques, Henry Greindl (Bélgica), Eva Jagun (Alemanha), Iva Bittova (Checoslováquia), Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Jaques Morelenbaum, Guinga, Gal Costa, Luiz Melodia, Jonhy Alf, Olívia Byington, Lucinha Lins, Célia, Virginia Rosa, Vanessa da Matta, Paula Lima, Rubi, Roberto Sion, Toninho Ferraguti, Silvio Mazzuca Jr., João Cristal, Marcelo Gomes, Felipe Ávila. Com orquestras e Big Bands, já participou como convidado da Jazz Sinfônica de Diadema, Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Orquestra Bachiana, Sínfonica de Heliópolis, Balé Folclórico do Estado de São Paulo (Abaçaí) e Grupo Comboio. Atualmente finaliza seu primeiro método intitulado Brazilian Grooves, ao lado do guitarrista Flávio Barba e do baixista Marinho Andreotti. Como produtor, está também a concluir seu primeiro trabalho, o CD da cantora Daniella Alcarpe intitulado Eu e Ela, com composições de Joel Damasceno. Além de pesquisador da chamada “Bateria Brasileira”, é colunista da revista especializada Modern Drummer Brasil e desenvolve ao lado do baterista e amigo Rodrigo “Digão” Brás, o Duoavesso, duo de baterias, com repertório voltado a este instrumento.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Doutoramento: As Possibilidades Funcionais da Bateria nos Modernos Trios de Piano Jazz: Um enfoque sobre sua capacidade discursiva e fomentadora.
Resumo:

Este projeto de investigação artística tem como pilar a compreensão e análise das mudanças presenciadas no instrumento bateria, dentro do âmbito musical dos modernos trios de piano jazz. O recorte se dará ao tomarmos determinados trios, norte-americanos e brasileiros, e mediante à uma análise comparativa destes, traçarmos relações que possibilitem a discussão proposta. Será também averiguado se ao longo da história este processo ocorreu de maneiras e intensidades diferentes, dentro de um cenário onde a bateria se encontra, reconhecidamente, como um dos vértices desse tipo de formação musical, além de averiguar se existe uma relação entre o desenvolvimento do instrumento com o do próprio triunvirato.

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea