+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Ana Brinca

MEMBRO INTEGRADO

Ana Brinca

Foto
ame-b2007@hotmail.com
Nota Biográfica:

Ana Brinca é investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM). Desenvolve, no âmbito da sua investigação financiada pela FCT, (BPD 2011-2017), uma pesquisa focada no tópico “Música e Violência”, analisando, em particular, a presença e experiência da música em campos de concentração e morte nazis; e, neste âmbito, tem participado em vários congressos, conferências e seminários nacionais e internacionais. Estudou Sociologia e Antropologia em Lisboa, e doutorou-se em Antropologia, especialidade Antropologia Cultural e Social, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Publicações:

Ana BRINCA, “Reading Germaine Tillion’s Operetta Le Verfügbar aux Enfers as a ‘Testimony’ of Women’s Differential Experience in Ravensbruck”, International Review of the Aesthetics and Sociology of Music, Vol. 48, Nº 1, Zagreb, Croatian Musicological Society, June 2017, pp. 101-131.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Pós-Doutoramento: Música como instrumento de tortura / Música como intrumento de sobrevivência. Uma análise dos sons e da escuta no 'KZ-Lager'
Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação