+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Ana Carina Dias

COLABORADOR

Ana Carina Dias

anadias75@gmail.com
Nota Biográfica:

Licenciada em Design de Comunicação pela Universidade Clássica de Lisboa, Faculdade de Belas Artes em 1999, trabalhou cerca de dez anos em cinema de animação e design. Iniciou posteriormente o mestrado na área de História na Universidade do Algarve- FCHS/Campo Arqueológico de Mértola no mestrado Portugal Islâmico e o Mediterrâneo em 2008, terminando-o em 2012 com a tese O Adufe, contexto Histórico e Musicológico, orientado pelo Prof. Dr. Cláudio Torres. Desde a conclusão da tese que se dedica à iconografia musical em comparação com a arqueologia no período Medieval da Península Ibérica.
É investigadora do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património/Campo Arqueológico de Mértola desde 2010 e colaboradora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical/Núcleo de Iconografia Musical da Universidade Nova/FCSH desde 2013.

Publicações:

No pó da música. A Arqueologia e a Iconografia musical na Idade Média Peninsular Islâmica; II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos; 27 de Fevereiro 2014; Porto, Casa da Música.

Os músicos do Vaso de Tavira no contexto islâmico peninsular; ENIM 2013 – III Encontro Nacional de Investigação em Música; 1 a 3 de Novembro, Cascais, Palácio da Cidadela.

Iconografia Musical no “Vaso de Tavira”, I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, 22 a 24 de Fevereiro de 2012, Lisboa, Palácio Foz.

Adufe Medieval Dois Contextos Do Mesmo Espaço, ENIM 2011 – Encontro Nacional De Investigação Em Música, 25 a 27 Novembro, Porto, Casa da Música.

Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação

Linhas temáticas:

Iconografia Musical