+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Ana Telles

MEMBRO INTEGRADO

Ana Telles

Foto
Professora Auxiliar com Agregação
atelles@uevora.pt
Nota Biográfica:

Ana Telles estudou em Lisboa, Nova Iorque e Paris, tendo obtido o grau de Bachelor of Arts (Piano Performance) na Manhattan School of Music e o de Master of Musical Arts (Piano Performance) na New York University. Estudou com Yvonne Loriod-Messiaen, Sara Buechner, Nina Svetlanova, Dmitry Paperno, Sequeira Costa e Alicia de Larrocha (Piano), Isidore Cohen e Sylvia Rosenberg (Música de Câmara), entre outros. Obteve o Diploma de estudos aprofundados em História da Música e Musicologia e Doutorou-se na Universidade de Paris IV – Sorbonne (França), em cotutela com a Universidade de Évora, com uma tese subordinada ao tema: Luís de Freitas Branco (1890-1955): parcours biographique et esthétique à travers l’œuvre pour piano, sob a orientação de Danièle Pistone e Rui Nery, tendo obtido a classificação máxima. Mantém intensa actividade concertística, nomeadamente nos domínios da música dos sécs. XX e XXI, tendo tocado como solista e integrada em grupos de música de câmara em Portugal, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, França, Itália, Irlanda, Polónia, Croácia, Cuba, Taiwan, Coreia do Sul, Brasil, E.U.A e Canadá. Apresentou-se em salas prestigiadas tais como a Salle Cortot (Paris), o Grande Auditório de Dijon (França), o Borden Auditorium (Nova Iorque), a Sophiensaele (Berlim), o Grande e o Pequeno Auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian, o Grande Auditório da Culturgest e o Pequeno Auditório do Centro Cultural de Bélem, entre outras. Foi solista com a Orquestra Sinfónica Nacional de Taiwan, as orquestras Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Filarmonia das Beiras, Clássica da Madeira, Tutti de Levallois, Orchestre de Flûtes Français, dos estudantes do Conservatório de Dijon (França), Nuova Amadeus (Roma, Itália), e ainda com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. É Professora Auxiliar da Universidade de Évora, desenvolvendo investigação científica nos seguintes domínios: Música dos sécs. XX e XXI, Música Portuguesa – Períodos Moderno/Contemporâneo, Música para Piano.

Publicações:

Telles (Ana), “Le piano dans l’œuvre d’Henri Tomasi”, Henri Tomasi: Du Lyrisme méditerrannéen à la conscience révoltée, Aix en Provence, Presses Universitaires de Provence, 2015, p. 208-236

Telles (Ana), “Retour à Tipasa: La Méditerrannée d’Albert Camus et Henri Tomasi”, Henri Tomasi; Du Lyrisme méditerrannéen à la conscience révoltée, Aix en Provence, Presses Universitaires de Provence, 2015, p. 519-546

Telles (Ana), “Dialogues intercontinentaux: Trois compositeurs portugais au Brésil (Fernando

Telles (Ana), «Luís de Freitas Branco e o Monte dos Perdigões», in Monte dos perdigões: o culto da terra, terra de cultura, Lisboa, Althum.com, 2012, p. 89-193.

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea