+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

André Guerreiro Pinto

COLABORADOR

André Guerreiro Pinto

alfdroid@gmail.com
Nota Biográfica:

Mestrado em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e com uma visita de investigação ao seio da World Soundscape Project (orientado por Barry Truax na SFU Burnaby, Canadá), tem um interesse especial por estéticas de rotura… Agora, apicultor e envolvido no pensamento ecológico da prática artística e das relações estéticas dentro de contextos naturais humanos e não-humanos. Tem desenvolvido trabalho como Artista Sonoro, Field Recordist, Performer, Artista de Instalação, Livre Improvisador, Compositor Electroacústico e Sonoplasta.
Mestre André é também O Morto, Alacrau, Notwan, e membro de Älforjs, Baphomet, Ensemble Tratado de Cardew e Variable Geometry Orchestra!
Actualmente o seu trabalho desenvolve-se em torno da escuta profunda como uma abordagem ecológica ao som e à música. Como compositor, explora a ‘aflição da incomunicabilidade’ existente na tentativa de troca/compreensão/comunicação entre ser humano e o mundo/percepção humanizada e o que a excede, desenvolvendo métodos para, de alguma forma, recrear ou relacionar-se com o ambiente natural por meio de mapeamento e criação sonora. Neste contexto tem trabalhado para sistemas multi-canal, desenvolvendo peças electroacústicas nos campos da soundscape composition e eco-acústica.

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea