+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Andreia Nogueira

COLABORADOR

Andreia Nogueira

Foto
Bolseira de doutoramento
am.nogueira@campus.fct.unl.pt
Nota Biográfica:

Andreia Nogueira, bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/52316/2013), é atualmente doutoranda na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa no Programa Doutoral em Conservação e Restauro do Património (CORES). A sua investigação doutoral intitulada “Qual o futuro do Património Musical Contemporâneo Nacional? Documentar para preservar” assenta na preservação de obras de autores como Jorge Peixinho, Constança Capdeville, Clotilde Rosa e Miguel Azguime, através da sua documentação. A sua incursão pela documentação como estratégia de preservação tem génese na atividade de bolseira de investigação que desenvolveu no seio do projeto “Documentação de Arte Contemporânea” entre 2011 e 2013. Durante este período completou também o mestrado em Conservação e Restauro na mesma Faculdade com a tese “Documentar: porquê, o quê, como e quando? A conservação da obra de Francisco Tropa”. Possui ainda a frequência do 8º grau do curso complementar de piano na Academia de Música José Atalaya em Fafe.

Publicações:

Andreia NOGUEIRA, Rita Macedo, Isabel Pires (2016) “Where contemporary art and contemporary music preservation practices meet. The case of Salt Itinerary”. Studies in Conservation, vol. 61, Iss. Sup 2: 153-59. Doi: 10.1080/00393630.2016.1188251

Andreia NOGUEIRA, Hélia MARÇAL, Isabel Pires, Rita Macedo (2016) “Connecting practices of preservation: exploring authenticities in collaborative performance-based artworks”. In: Erma Hermens & Frances Robertson (eds.) Authenticity in Transition: Changing Practices in Contemporary Art Making and Conservation, Archetype Publications, pp: 117 -27. ISBN: 9781909492363

Andreia NOGUEIRA, Filipa MAGALHÃES, Rita Macedo, Isabel Pires (2015) “A preservação da performance musical contemporânea: o caso do espólio fonográfico em fitas magnéticas de Clotilde Rosa”. In: Alice Semedo, Sandra Senra e Teresa Azevedo (eds.) Processos de Musealização. Um Seminário de Investigação Internacional. Atas do Seminário (Porto: Universidade do Porto), pp. 252 – 268, pdf. ISBN: 978-989-8648-47-1.

(no prelo) Andreia NOGUEIRA, Rita Macedo, Isabel Pires, “Qual o futuro do Património Musical Contemporâneo Nacional? Estado do Pensamento e da Investigação”. Revista Portuguesa de Musicologia, número 3/2.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Doutoramento: Qual o futuro do Património Musical Contemporâneo Nacional? Documentar para preservar
Orientação:

Rita Macedo
Isabel Pires (c)

Referência da Bolsa: SFRH/BD/52316/2013
Resumo:

O presente projeto doutoral tem como objetivos principais: i) refletir sobre o futuro do Património Musical Contemporâneo Nacional, nos domínios da música eletroacústica, do teatro musical e das instalações sonoras, nomeadamente no que respeita aos desafios e contingências inerentes à sua continuidade performativa; ii) desenvolver estratégias de preservação, designadamente de documentação, adequadas às suas especificidades; e iii) demonstrar a efetividade dos métodos desenvolvidos através da sua aplicação a casos de estudo específicos, selecionados a partir de um corpus de obras de compositores Portugueses. Refira-se ainda que as obras selecionadas como casos de estudo têm a particularidade de incorporar elementos não musicais, provenientes do teatro e das artes plásticas, tais como a projeção de slides e vídeo ou a incorporação de uma iluminação e encenação particulares, como é o caso de “Luís Vaz 73” (1975) de Jorge Peixinho e Ernesto de Sousa, “Libera me” (1979, 1981) de Constança Capdeville, “Jogo Projectado I” (1979) e “Jogo Projectado II” (1981) de Clotilde Rosa e “Itinerário do Sal” (2003-2006) de Miguel Azguime. É na sequência da lacuna ao nível da preservação do Património Musical Contemporâneo Nacional que o presente estudo se situa, propondo uma metodologia de preservação que passa pela produção de documentação complementar às partituras das obras em estudo.

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea

Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)