António Baptista

COLABORADOR

António Baptista

a48340@campus.fcsh.unl.pt

Estudante na Licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humana da Universidade Nova de Lisboa, colabora actualmente no projecto do catálogo do Acervo histórico do Mosteiro de Arouca do grupo de investigação Estudos de Música Antiga. Frequenta esta licenciatura após ter estudado no Mestrado Integrado em Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico da então Universidade Técnica e Lisboa entre 2008 e 2012 e no Mestrado Integrado em Teologia da Faculdade de Teologia em Lisboa da Universidade Católica Portuguesa entre 2013 e 2015. Neste último curso, que estudou no contexto da frequência do Seminário Maior Patriarcal de Lisboa, estudou as línguas clássicas Latim (I e II), Grego e Grego Bíblico e Hebraico e publicou para a revista Fundamentum o artigo “Fenomenologia do corpo sexuado” (Lisboa, 2015). É no ano de 2015 que começa a frequentar a Licenciatura em Ciências Musicais na FCSH-UNL, até à actualidade. Como musicólogo, já apresentou uma comunicação na Conferência Internacional de Música e Mobilidade Humana (ICMHM ’16) com o título “The (en)chanted words in Australian aborigenes and Chinese traditional religious songs”. Com elevada experiência de canto coral litúrgico católico pela vivência de três anos no Seminário Patriarcal de Lisboa, várias colaborações no coro diocesano de Lisboa em diversos pontificais e actual frequência no curso de Música Sacra na Escola Diocesana de Música Sacra da mesma diocese. Fez parte do grupo de cantores da paróquia de S. Nicolau da Diocese de Lisboa, participando agora nos vários coros litúrgicos da paróquia de Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha por vezes como dirigente. Tem-se também dedicado aos projectos musicais em que participa: o grupo romanceiro Sanct’Irene Ensemble, onde compõe, interpreta e investiga; e a banda Samba da Calçada.

Estudos de Música Antiga