+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

António Baptista

COLABORADOR

António Baptista

Bolseiro
a48340@campus.fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Finalista na Licenciatura em Ciências Musicais na NOVA/FCSH, é bolseiro no projecto The Anatomy of Late 15th- and Early 16th-Century Iberian Polyphonic Music: An Overall Analysis, Philology and Critical Editing of Surviving Repertories, do Núcleo de Estudos em Música Antiga do CESEM. Colaborou no projecto do catálogo do Acervo histórico do Mosteiro de Arouca entre Junho 2016 e Julho 2017.
Apresentou as comunicações “O acervo histórico do Mosteiro de Arouca: recuperação e catalogação” com Zuelma Chaves e Catia Silva na Interdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts (Lisboa, 19-21 Outubro 2017) e “The (en)chanted words in Australian aborigenes and Chinese traditional religious songs” na Conferência Internacional de Música e Mobilidade Humana (Lisboa, 7-9 Junho 2016).
Ingressou nesta licenciatura após ter frequentado o Mestrado Integrado em Engenharia Civil no IST-UTL entre 2008 e 2012 e o Mestrado Integrado em Teologia da Faculdade de Teologia da UCP entre 2013 e 2015. Neste último curso, que estudou no contexto da frequência do Seminário Maior Patriarcal de Lisboa, estudou as línguas clássicas Latim (I e II), Grego e Grego Bíblico e Hebraico e publicou para a revista Fundamentum o artigo “Fenomenologia do corpo sexuado” (Lisboa, 2015).
Com elevada experiência de canto coral litúrgico católico pela vivência de três anos no Seminário Patriarcal de Lisboa, várias colaborações no Coro Diocesano de Lisboa em diversos pontificais e pela actual frequência no curso de Música Sacra na Escola Diocesana de Música Sacra da mesma diocese. Fez parte do grupo de cantores da paróquia de S. Nicolau da Diocese de Lisboa, participando agora nos vários coros litúrgicos da paróquia de Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha por vezes como dirigente.
Tem também os projectos musicais: grupo romanceiro Sanct’Irene Ensemble, onde compõe, interpreta e investiga; e o grupo Samba da Calçada, onde é instrumentista e cantor.

Publicações:

Baptista, A. (2017). “A obra de Palestrina e Bartolucci nos Concílios Ecuménicos”, DaCapo, 12 Janeiro.

Baptista, A. (2016). “The (en)chanted words in Australian aborigenes and Chinese traditional religious songs”, Brasov, vol. 5, n. 1, 79-84.

Referência da Bolsa: BIC #1 - PTDC/CPC-MMU/0314/20​14
Grupo de Investigação:

Estudos de Música Antiga