+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Bruno Gabirro

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Bruno Gabirro

Foto
Ver cv
Professor de Análise no Conservatório de Música
brunogabirro@hotmail.com
Nota Biográfica:

Bruno Gabirro estudou na Academia de Amadores de Música de Lisboa, onde terminou o curso de violino com Gareguine Aroutiounian. Na mesma escola estudou viola com Barbara Friedhoff e análise e técnicas de composição com Eurico Carrapatoso. Estudou engenharia informática e de computadores no Instituto Superior Técnico. Em 2006 concluiu a licenciatura em composição na Escola Superior de Música de Lisboa e em 2008 o mestrado em composição na Royal Academy of Music em Londres. Em Londres trabalhou regularmente com Peter Maxwell Davies. De 2003 a 2010 trabalhou regularmente com Emmanuel Nunes no âmbito dos Seminários de Composição Gulbenkian. O seu trabalho tem sido regularmente apresentado em diversos países e festivais da Europa, por grupos e orquestras como a Orquestra Gulbenkian, City of Birmingham Symphony Orchestra (CBSO), OrquestrUtópica, Sond’Ar-te Electric Ensemble, Royal Academy Soloists e Musica Vitae Kammarorkestern. Foi distinguido com diversos prémios e bolsas de estudo por parte da Casa da Música do Porto, Royal Television Society e Royal Academy of Music. Em 2014 foi-lhe atribuída uma residência artística em Madrid pela Casa de Velázquez e Secretaria Geral Ibero-americana. É aluno bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, onde prepara o doutoramento sobre os quartetos de corda de Luigi Nono e Emmanuel Nunes, sob orientação de Paulo de Assis.

Publicações:

Cadavres Exquis – Portuguese Composers of the 21st Century; miso records – mcd036.13, 2014.

Sond’Ar-te Electric Ensemble Vol.II; miso records – mcd033.13, 2014.

Animatic Volume 6: Le meilleur de l’animation internationale; DVD Editions Chalets Pointu, 2009.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Doutoramento: Luigi Nono e Emmanuel Nunes: Quartetos de Cordas
Orientação:

Paulo de Assis

Referência da Bolsa: SFRH/BD/62762/2009/J5373986A4T9
Resumo:

 Tomando como objecto de estudo os quartetos de cordas de Luigi Nono e Emmanuel Nunes, e relacionando-os com os esboços e estudos para quarteto de cordas originários dos «anos de aprendizagem» destes dois compositores, pretende-se saber como eles se enquadram no conjunto das suas obras, e de que forma se relacionam com o «quarteto de cordas» entendido como formação histórica. Pretende-se assim um alargamento do conhecimento relativo ao quarteto de cordas (em particular da segunda metade do século XX), apresentado Luigi Nono e Emmanuel Nunes como casos paradigmáticos das suas respectivas gerações.

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea