+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Carlos Marecos

MEMBRO INTEGRADO

Carlos Marecos

Foto
Professor Adjunto Convidado
carlosmarecos@sapo.pt
Nota Biográfica:

Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou, entre outros, com Eurico Carrapatoso, António Pinho Vargas e Christopher Bochmann.
Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro, onde apresentou a tese “Interação entre estruturas intervalares e estruturas espectrais, na música instrumental/vocal”, sob a orientação de João Pedro Oliveira e Christopher Bochmann, como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Prémio Lopes Graça de Composição de 1999 com a obra “Canções Populares Portuguesas” para soprano e piano e pelo segundo ano consecutivo ganhou o mesmo prémio na edição de 2000 com a obra “5 miniaturas para violoncelo solo”.

É diretor musical do “Ensemble Portátil” com os quais tem desenvolvido um trabalho na área da música contemporânea e na harmonização de música tradicional portuguesa.
Dirige também o ClusterLAB ensemble, com o qual desenvolve um trabalho de investigação baseado na prática, fomentando o ambiente de laboratório com sessões de leitura de obras ainda em fase de escrita, e que visa aprofundar o trabalho colaborativo entre compositores, músicos e maestros, culminando todo o processo com a apresentação das obras em concerto.

Tem recebido encomendas de diversas entidades como a Culturgest, o Serviço Acarte da Fundação Calouste Gulbenkian, a Expo 98 de Lisboa, OrquestrUtópica, Festival Internacional de Música do Estoril, Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, entre outras.

Tem colaborado com o teatro e a dança contemporânea, com os encenadores João Brites, Raul Atalaia, Luís Miguel Cintra e Paulo Lages e as coreógrafas Madalena Victorino e Vera Mantero. Desde 2002 Marecos tem desenvolvido um trabalho regular com peças encenadas com uma equipa de artistas como a soprano Margarida Marecos, o ator e encenador Paulo Lages, o ator Guilherme Filipe, o cenógrafo Acácio de Carvalho e a figurinista Manuela Bronze.
A sua música tem sido apresentada em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Dinamarca, Brasil, Colômbia e EUA.

É docente e investigador na Escola Superior de Música de Lisboa, onde desde 2013 coordena o Ramo de Composição e desde 2014 coordena também a Licenciatura em Tecnologias da Música. Lecciona ainda composição e análise na Universidade de Évora.

Publicações:

Marecos, Carlos (2014). Música para 4 guitarras e marimba (partitura), Lisboa: Scherzo Editions ISMN:979-0-707706-62-6.

MARECOS, Carlos (2013). Caminho ao Céu, para 2 sopranos e orquestra, Edição CIMP/PMIC ISMN 979-0-55050-832-3. http://www.mic.pt/dispatcher?where=3&what=2&show=0&edicao_id=5429&lang=PT

MARECOS, Carlos (2011). Interacção entre estruturas intervalares e estruturas espectrais, na música instrumental vocal, tese de doutoramento apresentada à Universidade de Aveiro, 24 de Maio de 2011.

Marecos, Carlos (2007), Inês, 7 miniaturas sobre a Castro, para soprano e orquestra (ca. 20’), encomenda de Cistermúsica – Festival Internacional de Música de Alcobaça; Edição CIMP/PMIC ISMN 979-0-55050-870-5. http://www.mic.pt/dispatcher?where=3&what=2&show=0&edicao_id=9222&lang=PT

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea