Cátia Silva

Ver cv
Professora Contratada
catiapaulasilva@hotmail.com

Aos 8 anos de idade começou a ter aulas de formação musical e piano em casa. Em 2006 ingressou na Academia de Música de Oliveira de Azeméis onde concluiu o 4º grau de Flauta Transversal e 7º de Oboé. Em 2012 concluiu a Licenciatura em Música no ramo de Contextos Musicais na Escola Superior de Educação de Coimbra – Instituto Politécnico de Coimbra, sob o tema Abraço Musical entre duas Gerações, integrado no estágio curricular. No ano de 2014 ingressou no Mestrado em Ciências Musicais – Musicologia Histórica da Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Desde Setembro de 2015, é investigadora em formação no CESEM (Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical), assim como colaboradora no projeto “Acervo Histórico do Mosteiro de Arouca – Recuperação e Catalogação” sob a direção científica do Prof. Doutor Manuel Pedro Ferreira. Recentemente, esteve presente no VI Encontro de Investigação em Música em Aveiro, organizado pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, com a comunicação “O acervo histórico do Mosteiro de Arouca: Recuperação e catalogação”, inserida no painel Tecnologias digitais e investigação musicológica: projetos em curso. Atualmente, está em fase de conclusão do Mestrado sob o tema “Projeto Acervo Histórico do Mosteiro de Arouca – Recuperação e Catalogação: relatório e estudo de caso” sob orientação do Prof. Doutor Manuel Pedro Ferreira.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Mestrado: Acervo histórico do Mosteiro de Arouca - Recuperação e Catalogação: relatório e estudo de caso
Orientação:

Manuel Pedro Ferreira

Resumo:

Este trabalho de projeto está dividido em três partes das quais a primeira tem como objetivo fazer uma contextualização histórica do Mosteiro de Arouca, da Ordem de Císter, e o estado da arte acerca do acervo. Na segunda parte, faz-se uma descrição do projeto Acervo Histórico do Mosteiro de Arouca: Recuperação e Catalogação, sob a orientação científica do Prof. Doutor Manuel Pedro Ferreira, onde se indicam essencialmente os objetivos iniciais, instituições envolvidas, metodologias utilizadas e resultados obtidos. Na terceira e última parte, apresenta-se o estudo de caso do manuscrito com a cota Res. Ms. 17 que é um Antifonário que contém o Ofício da Festa da Rainha Santa Mafalda, figura histórica importante ligada ao Mosteiro de Arouca, responsável pela ligação do mosteiro com a ordem cisterciense e pela sua relevância. A importância do estudo deste manuscrito deve-se ao facto de ser dedicado unicamente ao Ofício da festa já referida e por ser o seu exemplar mais antigo e bem preservado. A abordagem ao manuscrito será direcionada para o estudo detalhado do seu conteúdo, bem como para a transcrição musical e o estudo codicológico. Desta forma, e essencialmente a partir do estudo do seu conteúdo, permitir-nos-á recuperar um património litúrgico musical hoje totalmente esquecido.

Estudos de Música Antiga

Imagens: