Cláudio Miguel Andrade Fonseca de Pina

COLABORADOR

Cláudio Miguel Andrade Fonseca de Pina

Ver cv

Cláudio Miguel Andrade Fonseca de Pina, nascido a 2 de Agosto de 1977 em Lisboa. Começou seus estudos musicais com 7 anos de idade com o prof. Sanarra da Banda Filarmónica da Armada, onde estudou Formação Musical, Órgão, Trompete e Guitarra. Com 12 anos fez parte do Coro Infantil de Santa Maria de Belém, tendo participado em várias óperas no Teatro Nacional de São Carlos. Anos mais tarde continuou seus estudos no curso de Órgão de Tubos no Instituto Gregoriano de Lisboa tendo como professores João Vaz, Ana Paula Mendes, Armando Possante, César Viana e Maria Helena Pires de Matos. Paralelamente, ingressa em Engenharia Física na Faculdade de Ciências de Lisboa. Seu interesse por composição começou a tomar mais importância, aprofundando os seus estudos em diversos workshops e masterclasses de composição, assim como aulas privadas com Eurico Carrapatoso. Nos anos seguintes dedicou-se ao Piano na área do Jazz, na Escola de Jazz Luís Villas-Boas, Hot Club, onde estudou com Felipe Melo e composição com Pedro Madaleno. Seu gosto pelo Jazz culmina na direcção de um quarteto de Jazz com órgão Hammond. Desenvolve iniciativas na área da Música Antiga, nomeadamente masterclass com Adam Woolf e Win Becu e concertos na Paroquial onde é titular do órgão histórico de António Xavier Machado e Cerveira há já 20 anos. Seu interesse por música contemporânea e composição continua na área da Electroacústica, Musique Concrète e Acusmática, onde estudou com Miguel Azguime, Adrian Moore e Jaime Reis. Estudou Acústica com Vincent Debut. Presentemente está a concretizar a tese em Artes Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, sob orientação de Isabel Pires, onde irá explorar técnicas de composição contemporâneas para Órgão de Tubos e Electroacústica. Como compositor já teve várias distinções e encomendas nacionalmente e internacionalmente.

Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Mestrado: Música Instrumental para Órgão de Tubos e Electroacústica
Orientação:

Isabel Pires

Resumo:

Composição de obra instrumental para órgão de tubos e Electroacústica. Métodos composicionais e técnicas estendidas aplicadas ao órgão de tubos histórico. Análise espectral de registos do órgão e perfil acústico da Igreja. Posterior análise desses dados, para transformação em objecto sonoro e composição instrumental. Escrita de notação e partitura gráfica. Sobreposição de espaços reverberantes. Aplicação de técnicas estendidas já existentes assim como exploração das potencialidades do instrumento. Não existindo bibliografia sobre a difusão electroacústica em espaços altamente reverberantes, será a metodologia usada como uma hipótese para a prática deste estilo neste tipo de espaços.

Música Contemporânea