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Cristina Brito da Cruz

COLABORADOR

Cristina Brito da Cruz

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Professora Adjunta
cristinabritodacruz@gmail.com
Nota Biográfica:

Docente de Formação Auditiva, Formação Musical e Pedagogia Musical na Escola Superior de Música de Lisboa, desde 1991, coordenadora da Variante de Composição, Direcção e Formação Musical da Licenciatura em Música e presidente do Conselho de Representantes. Foi Presidente do Conselho Pedagógico (2004-2011) e do Conselho Técnico-Científico da ESML (2011-2015).
Tem colaborado nas áreas de formação de professores com a ESELx, ESMAE, UA, UCP UNL, Instituto Piaget de Almada, conservatórios, escolas de música e outras instituições, como a APEM, a DRC Açores, o Centro Nacional de Cultura, o Museu da Música Portuguesa, a Fundação Calouste Gulbenkian, centros de formação e outras instituições. Tem orientado workshops em Portugal, Espanha, Bélgica, Hungria e Cabo-Verde, e participado em projectos da Yehudi Menuhin Foundation (Bruxelas) e da Association Europeénne des Conservatoires (Utrecht) desenvolvidos em vários países europeus (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Alemanha, Suíça, Áustria, Hungria, Itália, Malta, Grécia e Turquia). Os artigos que publicou no âmbito da Educação Musical e da Etnomusicologia estão disponíveis no Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa.
É membro da direcção da Associação Yehudi Menuhin Portugal criada a 27/01/2000 e Directora do Centro Kodály de Portugal, integrado na APEM a 7/7/2017. Foi agraciada com a Cruz de Mérito pelo governo húngaro em Outubro de 2017.

Publicações:

2016 “Música, Educação e Cultura, segundo Lopes-Graça”, Alicerces: Revista de Investigação, Ciência, Tecnologias e Artes, nº 6, p. 226-248. Lisboa: IPL.

2010 [16 entradas], Castelo-Branco coord., Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Círculo de Leitores

2002 [11 entradas] Enciclopédia Açoriana. Lisboa: CEPCEP da Universidade Católica Portuguesa.

1988 “Zoltán Kodály: um novo conceito de Formação Musical e a sua aplicação nas escolas húngaras”, Boletim da APEM 56: 10-14.

Grupo de Investigação:

Educação e Desenvolvimento Humano