+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Daniel Sanches

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Daniel Sanches

Foto
Servidor Público Federal (Brasil)
pianistadanielsanches@gmail.com
Nota Biográfica:

Pianista da Escola de Música da UFRJ, é Mestre em Performance Musical pela UNIRIO e estudou com Maria Teresa Madeira no Conservatório Brasileiro de Música onde concluiu seu bacharelado e especialização Pedagogia do Piano. Vencedor do Concurso Nilda Freitas X Concurso Nacional de Piano Souza Lima, obteve o segundo lugar no Concurso Nacional de Piano Art-Livre na Categoria Música Brasileira. Também foi premiado no Concurso “Jovens Solistas” da Bahia e no Concurso “Jovens Destaques” do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ na Categoria Música de Câmara. Foi solista de diversas orquestras, como a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica Jovem de Campos e a do Programa Prelúdio da TV Cultura, atuando sob regência de Modesto Flávio, Osvaldo Colarusso, Luis Maurício Carneiro, Julio Medaglia, e Anderson Alves. Participou da Gravação do CD e DVD “Música Viva” sob a Direção da Maestrina Ligia Amadio e no teatro musical, atuou como diretor musical assistente e pianista na peça “Forrobodó, um choro na cidade nova”, “Bilac vê estrelas” e “Ou Tudo ou Nada – O musical”. Participou de diversas master classes e cursos de aperfeiçoamento com Stefan Meylaers (Bélgica), Sergei Dukachev (Rússia), e Roberto Bravo (Chile). Como professor lecionou no Centro Cultura Musical de Campos, no XIV e XV FEMUSICAs e no Departamento de Piano da UFRJ.

Publicações:

SANCHES, D. F. L.; BARRENECHEA, L. S. . Estudo n. 4 de José Vieira Brandão: aspectos intertextuais na homenagem musical a Heitor Villa-Lobos.. In: II Congresso Nacional da ABRAPEM, 2014, Vitória. Anais do Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical – ABRAPEM – Vitória – 2014. Vitória: José Eduardo Costa Silva, 2014.v. 1.

SANCHES, D. F. L.. ESTUDO N. 2 DE JOSÉ VIEIRA BRANDÃO: ASPECTOS INTERTEXTUAIS NA HOMENAGEM MUSICAL A ERNESTO NAZARETH. In: II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2012, Rio de Janeiro. p. 1429-1437.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Tese de Doutoramento: Estudo n. 2 e Estudo n. 4 de José Vieira Brandão: Aspectos intertextuais na homenagem musical a Ernesto Nazareth e Heitor Villa-Lobos.
Orientação:

David Cranmer

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo verificar o processo de intertextualidade nas duas obras pianísticas intituladas Estudo n. 2 e o Estudo n. 4 de José Vieira Brandão (1911-2002). Leva-se em consideração o idiomatismo pianístico de Ernesto Nazareth (1863-1934) e Heitor Villa-Lobos (1987-1959) aos quais os dois estudos foram dedicados respectivamente. Objetiva-se oferecer subsídios para a construção de uma possível interpretação destas obras, levando-se em conta a presença de elementos estilísticos do universo de obras dos compositores homenageados. Trata-se de duas obras não publicadas sendo o Estudo. n. 2 datado de 1965 e o Estudo n. 4 de 1959, ambos somente disponíveis no manuscrito do autor. A análise foi baseada nos escritos de Joseph Straus em seu livro Remaking the Past: Musical Modernism and the Influence of the Tonal Tradition (1990).

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno