+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Eduarda Carvalho

MEMBRO INTEGRADO

Eduarda Carvalho

Foto
Ver cv
Investigadora Contratada
educarte@sapo.pt
Nota Biográfica:

Data de Nascimento: 31- 08 – 1963; Nacionalidade Portuguesa, Natural de Angola (Huila). Psicóloga Clínica (FP-UL, grau de Licenciatura em1992; grau de Mestrado em 2007 e grau de Doutoramento em 2012); Curso geral de canto (Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa); Curso de Especialização Pós-Graduada em Musicoterapia (1992 – 1995, Funchal- Madeira, Direção Pedagógica de Drª Jacqueline Verdeau Paillés, Université Paris 5); Especialização em  Canto pré-natal (2012, Association de Chant Prénatal et de la musique dans la petite enfance); Professora convidada no Mestrado de Musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa (desde 2004) e no Master de Création Artistique- specialization en musicotherapie da Université Paris-Sorbonne (desde 2015); Projectos de Investigação em curso (Pos-Doc) na Maternidade Drº Alfredo da Costa (desde setembro de 2015) na área da musicalidade comunicativa em perinatalidade: Psicoterapeuta e Psicodramatista em actividade privada.

Publicações:

Carvalho, M. E., Justo, J. M., Gratier, M. & Rodrigues, H. M. Vocal Responsiveness of Preterm Infants to Maternal Infant-Directed Speaking and Singing during Skin-To-Skin Contact (Kangaroo Care) in the NICU. Infant Behavior and Development, (em revisão, submetido a 11 de Janeiro de 2019).

Carvalho, M. E., Justo, J. M., Gratier, M. & Rodrigues, H. M. (2019). The impact of maternal voice on the fetus: a systematic review, Current Women’s Health Reviews, (accepted: October 15, 2018), pp. 1573-4048/19. DOI : 10.2174/1573404814666181026094419.

Carvalho, M. E.; Justo, J. M. & Rodrigues, M. H. (2018). Sound-Music Expériences and Maternal Sensitivity Following Preterm Birth : Contributions for the Model of Family-Centered Care. International Journal of Developmental and Educational Psychology, INFAD, Nº2, 93-100. ISSN: 0214-9877.

Carvalho, M. E.; Justo, J. M. (2018). Pregnant Women’s Graphic Representations: A New Instrument for the Assessment of the Body Image During Gestation. International Journal of Developmental and Educational Psychology, INFAD, Nº2, 119-130. ISSN: 0214-9877.

Carvalho, M. E. (2018). Fundamentação de um Programa de Musicoterapia Pré-Natal, International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 109-116, ISSN: 0214-9877.

Resumo:

Projetos em curso

I) A fala materna vs. o canto materno na condição do método canguru: análise dos parâmetros vitais neonatais maternos e da relação contingente das díades pré-termo (Projeto validado pela Comissão de Ética do Centro Hospitalar de Lisboa Central em 10 de Março de 2016, Maternidade Dr. Alfredo Da Costa – Unidade de Neonatologia, Parceria com BabyLab Nanterre – Paris X e Faculdade de Psicologia – UL).

II- Observação do comportamento fetal no termo da gravidez face à voz materna direta falada ou cantada (Projeto validado pela Comissão de Ética do Centro Hospitalar de Lisboa Central e do Centro Nacional de Proteção de Dados, em 21 de Junho de 2016), Maternidade Dr. Alfredo Da Costa- Serviço de Diagnóstico Pré-Natal).

III- Estudo Longitudinal de Observação das Interações Vocais numa amostra de Díades com Experiência de Grupo de Canto Pré-Natal: Observações numa ecografia 4D e durante o Primeiro Ano de Vida do Bebé na condição da fala e do canto materno (desde março de 2019, LAMCI-CESEM).

Grupo de Investigação:

Educação e Desenvolvimento Humano

Linhas e Núcleos de Investigação:

Efeitos Terapêuticos da Música

Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)
image_preview (3)