+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Francisco Pessanha de Meneses

COLABORADOR

Francisco Pessanha de Meneses

Bolseiro de doutoramento
francisco.pessanha@gmail.com
Nota Biográfica:

Compositor, professor e investigador.
Licenciado e Mestre em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estudou composição na Universidade de Aveiro, onde estudou composição com Virgílio Melo e análise com Isabel Soveral.
Participou em seminários de composição com Karlheinz Stockhausen e Emmanuel Nunes. Frequentou cursos de música electroacústica em Portugal e na Bélgica com Jaime Reis e Annette Vande Gorne.
Foi bolseiro do programa INOV-Art no estúdio Musiques et Recherches (Bélgica).
É doutorando em Ciências Musicais Históricas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CESEM) estando presentemente a desenvolver um trabalho de investigação sobre a música de cena de Jorge Peixinho.
É bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Como compositor tem dedicado boa parte do seu trabalho à pesquisa em música de cena, colaborando com diversos encenadores e dramaturgos dos quais se destaca Simão Do Vale, com quem formou a Subcutâneo AC.
Como docente destacam-se as colaborações com a Escola Profissional Balleteatro Contemporâneo do Porto e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Publicações:

Jorge Peixinho: um compositor português como ponte entre a América Latina e os países de expressão ibérica. (2016) Comunicação proferida no III Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos (2016).

A música de cena de Jorge Peixinho: Contributos iniciais para um estudo da sua obra para teatro, performance e mixed-media. (2015) Revista Vórtex, Curitiba, v.3, n.1, 2015, p.1-24.

Espaço Espanto: Para um estudo sobre O Gebo e a Sombra. (2012) Tese de Mestrado em Estudos Artísticos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A música de cena como lugar utópico de uma estética política: Jorge Peixinho e as novas estéticas teatrais na década de 1960 em O Gebo e a Sombra (1966). (2012) ASSIS, Paulo de (coord.) — Mémoires… Mirroirs: conferências do Simpósio Internacional Jorge Peixinho. Lisboa: Colibri/CESEM, 2012.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Doutoramento: A Música de Cena de Jorge Peixinho: para um diálogo entre música e cena.
Orientação:

Paulo Ferreira de Castro
José Camões (c)

Referência da Bolsa: SFRH/BD/92636/2013
Resumo:

O objectivo central desta investigação é o estudo das obras para teatro e performance art compostas por Jorge Peixinho entre 1964 e 1993.
Além do escrutínio das fontes primárias, adoptar-se-á uma perspectiva hermenêutica considerando a dimensão de transdisciplinariedade estabelecida entre a música, as artes performativas e os espectáculos aos quais se destinavam estas composições.
Por outro lado, esta investigação visa também explorar as ligações entre a música, o teatro e a performance art num mesmo espaço e tempo de representação: para isso observaremos a obra de Jorge Peixinho procurando entender qual o impacto do teatro sobre a mundividência criativa do compositor e observando a sua influência — se a teve — sobre a composição de música de cena em Portugal.

Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação