Gisele Pires Mota

Gisele Pires de Oliveira Mota

Nota Biográfica

Doutora em Piano Performance- Acompanhamento e Música de Câmara pela Florida State University (EUA) Gisele Pires Mota possui mestrado em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás sob orientação de Lúcia Barrenechea e especialização em Performance Pianística pela Universidade de Brasília como aluna de Elza Kasuko Gushikem. Foi professora de piano, música de câmara e correpetidora da Escola de Música de Brasilia por 15 anos e em 2016 conquistou o 1o. lugar no Concurso para Professora Efetiva de Piano e Estruturação Musical na Universidade de Brasília, posicão que ocupa atualmente. Participou de cursos e master-classes com Margot Garret, Warren Jones, Simone Dinnerstein, Moura Castro, Sergei Dukachev entre outros. Se apresentou com instrumentistas e cantores da Itália, Romênia, Costa Rica, Rússia, Coréia, Japão, Estados Unidos bem como músicos de renome nacional. Tendo como umas de suas principais característica a versatilidade, além da atuação como pianista solista e camerista, Gisele Pires Mota correpetiu diversas óperas e peças teatrais. EM 2014 lançou o CD “Luz e Névoa – Canções de Câmara de Alberto Nepomuceno”t; com o tenor André Vidal sendo este o primeiro registro somente com canções em português do compositor. Faz parte do Grupo de Pesquisas do CNPQ “APHECAB” investigando no acervo de Hermelindo Castello Branco o repertório cancional produzido por compositoras brasileiras. Como pesquisadora, tem desenvolvido estudos e publicado artigos sobre a inter-relação entre poesia e música, entre análise e performance musical e sobre o mercado de trabalho do pianista. Suas pesquisas relacionadas ao piano na música brasileira de concerto abarcam também música de câmara e canção de câmara. É coordenadora do Laboratório de Pesquisas Pianísticas (LPP) no Departamento de Música-UNB pesquisando repertório brasileiro para piano solo, principalmente de compositoras. Em Agosto de 2019 inicia sua pesquisa de pós-doutoramento sobre composições do século XXI para piano solo no CESEM da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.