+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Guilhermina Lopes

COLABORADOR

Guilhermina Lopes

Foto
Doutoranda
guilhermina@iar.unicamp.br
Nota Biográfica:

Guilhermina Lopes é bacharel, mestra e doutoranda em música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. Seu projeto de pesquisa, sob orientação da profa. Doutora Lenita Nogueira, tem como tema a obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça. Entre setembro de 2015 e julho de 2016 realizou, com bolsa PDSE-CAPES, um estágio de investigação na FCSH-Universidade Nova de Lisboa, sob coorientação do prof. Doutor Mário Vieira de Carvalho. É atualmente investigadora colaboradora do CESEM-UNL, membro do Grupo de Investigação Música, Teoria Crítica e Comunicação e participante do projeto temático “O Musicar Local” (FAPESP – UNICAMP/USP). Participou de diversos eventos acadêmicos nacionais e internacionais, tendo apresentado comunicações em Portugal, Brasil, Chile e Espanha. Dedica-se também ao estudo do canto lírico, sob orientação do prof. Doutor Angelo Fernandes e integra o Coro Contemporâneo de Campinas, grupo ligado à sua universidade de origem.

Publicações:

LOPES, Guilhermina. As claridades e sombras da música portuguesa: teleologia e contingência na concepção de História de Fernando Lopes-Graça. Anais do XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Belo Horizonte, 22 a 26 de agosto de 2016. artigo.

LOPES, Guilhermina; NOGUEIRA, L.W.M. As Dezassete canções tradicionais brasileiras, de Fernando Lopes-Graça: homenagem de um nacionalista da contracorrente ao país irmão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). Congresso Internacional Música e Imaginários Partilhados: Nacionalismos, comunidades e canto em coro. Universidade de Aveiro, 30 de outubro a 01 de novembro de 2014. artigo.

LOPES, Guilhermina; GIESBRECHT, E; NOGUEIRA, L.W.M. Onde começa a música brasileira? Olhares da historiografia musical e da etnomusicologia. In: II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2012, Rio de Janeiro. Anais do II SIMPOM, 2012. artigo.

LOPES, Guilhermina; HORA, E. P. A modinha e a busca do caráter nacional no livro. In: Congresso Internacional ‘A Língua Portuguesa em Música’, 2012, Lisboa. Atas do Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música”, 2012. p. 111-117. artigo.

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Doutoramento: [título provisório] Alteridade como crítica ao exotismo na obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça
Referência da Bolsa: CAPES (03/2014 - 08/2015 e 08/2016 até a presente data)/PDSE-CAPES (09/2015 a 07/2016)
Resumo:

Partindo da análise do tratamento composicional do material temático e das manifestações de Lopes-Graça em relação à música e músicos brasileiros presente em sua obra textual e correspondência, aliada a entrevistas com músicos que com ele conviveram e participaram da interpretação do repertório analisado, o presente projeto tem como objetivo discutir, em relação ao contexto histórico e estético, a construção da alteridade na obra de temática brasileira do compositor, tendo como foco o posicionamento do autor em relação à questão do exotismo musical. Como objetivo secundário e desdobramento desta pesquisa, pretende-se observar a concepção de e relação com o local nas diferentes dimensões da atuação de Fernando Lopes-Graça e em que medida a noção de local afeta sua abordagem musical de outras culturas. Esta parte da pesquisa é desenvolvida no âmbito do projeto temático O musicar local, pesquisa ainda em fase inicial, sediada no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e no Laboratório de Imagem e som em Antropologia (LISA), da Universidade de São Paulo.

Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação

Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)
image_preview (3)